Matemática


2014
Não houve alterações.

2013
DIRETRIZES DA MATEMÁTICA

Objetivo Geral: Possibilitar ao aluno uma compreensão do conhecimento matemático que o leve a resolver problemas, compreender conceitos e procedimentos, desenvolver formas de raciocínio e de investigação, estabelecer relações entre matemática e realidade, bem como, com outras áreas do conhecimento.


Objetivos Específicos:
- Identificar temas relevantes na vivência individual e social que envolve a matemática;
- Saber formular e resolver situações problemas;
- Solucionar problemas através da leitura;
- Interpretar a simbologia matemática (símbolos, problemas e operações);
- Resolver problemas ligados à realidade do aluno;
- Dominar a linguagem matemática através da leitura estabelecendo relações com outras áreas do conhecimento;
- Construir o conhecimento da matemática proporcionando condições para o educando ser construtor de seus conhecimentos;
- Desenvolver a criatividade, a crítica, estimulando o espírito de investigação, de pesquisa, tornando o aluno mais autônomo e ousado;
- Compreender a importância do uso da tecnologia como instrumento para facilitar a aprendizagem (operação do computador e a compreensão do seu funcionamento desenvolvendo no aluno o raciocínio lógico).




6º ANO
CONTEÚDO
A função dos números
Ø  O uso dos números em diferentes situações;
Ø  A leitura e interpretações de diferentes representações de um mesmo número;
Ø  Leitura e interpretação de tabelas e gráficos;
Ø  Analise interpretação e resolução de situações problemas.
OBJETIVOS
ü  Identificar o uso dos números em diferentes situações;
ü  Ler e interpretar diferentes representações de um mesmo número;
ü  Ler e interpretar tabelas e gráficos;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações problemas, utilizando diferentes estratégias.

CONTEÚDO
Sistema de numeração decimal
Ø  Identificação das características do sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico;
Ø  Comparação dos diferentes sistemas de numeração;
Ø  Leitura, escrita, composição e decomposição de um número de acordo com o valor posicional dos algarismos;
Ø  Identificação de um número natural;
Ø  Identificação do sucessor e antecessor de um número natural;
Ø  Identificação das classes e ordens do sistema de numeração decimal;
Ø  Analisar os passos de uma sequência numérica;
Ø  Analisar, interpretar e resolver situações problemas.
OBJETIVOS
ü  Identificar as características do sistema de numeração egípcio, romano e indo- arábico;
ü  Comparar os diferentes sistemas de numeração (egípcia romana e indo- arábico);
ü  Ler, escrever, compor e decompor um número observando o valor posicional dos algarismos;
ü  Representar uma mesma quantidade de diferentes maneiras;
ü  Identificar o sucessor, o antecessor e o consecutivo de um número natural;
ü  Identificar as classes e as ordens do nosso sistema de numeração decimal;
ü  Perceber regularidades numa sequência numérica;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações- problemas por meio de diferentes estratégias.


CONTEÚDO:
Formas tridimensionais e bidimensionais:
Ø  Distinção de formas tridimensionais e bidimensionais;
Ø   Identificação de figuras geométricas planas na superfície de um sólido geométrico;
Ø  Planificação do cubo, paralelepípedo e pirâmide;
Ø  Reprodução de desenhos de empilhamentos em malhas quadriculadas;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situação – problema.
OBJETIVOS:
ü  Distinguir formas tridimensionais e bidimensionais;
ü  Identificar as formas geométricas planas que formam a superfície de um sólido geométrico;
ü  Identificar algumas planificações do cubo, paralelepípedo e pirâmide;
ü  Reproduzir o desenho de empilhamentos em malha quadriculada;
ü  Analisar situações – problema, interpretá–las e resolvê – las, por meio de diferentes estratégias.

CONTEÚDO:
Operações com números naturais:
Ø  Análise, interpretação, formulação e resolução de situações – problema;
Ø  Compreensão dos diferentes significados das operações;
Ø  Identificação dos termos das operações com números naturais;
Ø  Identificação das propriedades das operações com números naturais;
Ø  Resolução de situações – problema por meio de expressões numéricas.
OBJETIVOS:                                                                                      
ü   Analisar situações – problema interpretá–las, formulá-las e resolvê-las, compreendendo os diferentes significados das operações e estabelecendo as relações entre elas;
ü   Identificar os termos das operações com números naturais;
ü   Identificar propriedades das operações com números naturais e aplicá–las na resolução de situações – problema a fim de facilitar os cálculos;
ü   Efetuar cálculos (mentais, escritos, exatos e aproximados) por meio de estratégias variadas, com a compreensão dos processos envolvidos;
ü   Utilizar expressões numéricas na resolução de situações – problema;
ü   Analisar situações – problema, interpretá–las e resolvê–las por meio de diferentes estratégias.

CONTEÚDO:
Sistema de coordenadas
Ø  Descrição da localização e da movimentação de pessoas no plano e no espaço;
Ø  Identificação da posição de pontos, lugares, pessoas e de seus deslocamentos no plano;
Ø  Construção de figuras geométricas planas num sistema de coordenadas;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações – problema;
OBJETIVOS:
ü  Descrever a localização e a movimentação de pessoas no plano e no espaço com base em pontos de referência e indicações de direção e sentido;
ü  Identificar a posição de pontos, lugares, pessoas e de seus deslocamentos no plano por meio de representações em um sistema de coordenadas;
ü  Construir figuras geométricas planas por meio da localização de pontos num sistema de coordenadas;
ü  Analisar situações – problema, interpretá-las e resolvê-las, por meio de diferentes estratégias.

CONTEÚDO
Múltiplos e divisores
Ø  Identificação dos múltiplos e divisores de um número natural;
Ø  Relação entre múltiplos e divisores de um número natural;
Ø  Identificação de alguns critérios de divisibilidade;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações problemas.
OBJETIVOS
ü  Reconhecer os múltiplos e os divisores de um número natural;
ü  Estabelecer a relação entre os múltiplos e os divisores de um número natural;
ü  Identificar alguns critérios de divisibilidade;
ü  Analisar situações problema que envolvam os conceitos de múltiplos e divisores, interpretá-las e resolvê-las, por meio de diferentes estratégias.

CONTEÚDO
Sólidos geométricos
Ø  Classificação dos sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos;
Ø  Identificação de faces, vértices, arestas, superfície planas e não planas de um sólido geométrico;
Ø  Identificação das características que diferenciem pirâmides de cones e pirâmides de prismas;
Ø  Reconhecimento das diferentes vistas de um mesmo objeto;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações problema.
OBJETIVOS
ü  Observar as diferenças entre as formas tridimensionais da natureza e dos objetivos criados pelo homem;
ü  Classificar as figuras tridimensionais em poliedros e corpos redondos;
ü  Identificar faces, vértices e arestas nos sólidos geométricos.
ü  Identificar nos sólidos geométricos as superfícies planas e não planas
ü  Identificar características que diferenciam pirâmides e cones
ü  Classificar sólidos geométricos em prismas e pirâmides
ü  Identificar características que diferenciam pirâmides de prismas
ü  Reconhecer as diferentes vistas de um mesmo objeto
ü  Analisar situações-problema, interpretá-las e resolvê-las, por meio de diferentes estratégias

CONTEÚDO
Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum

Ø  Identificação de números primos e compostos;
Ø  Exploração do significado do maior divisor comum e do menor múltiplo comum por meio de situações-problema;
Ø  Decomposição de um número natural em fatores primos;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema;
OBJETIVOS
ü  Reconhecer números primos e compostos
ü  Explorar o significado do maior divisor comum e do mínimo múltiplo comum por meio de situações-problema
ü  Decompor um número em fatores primos
ü  Analisar situações-problema que envolva os conceitos de múltiplos e divisores, interpretá-las e resolvê-las, por meio de diferentes estratégias

CONTEÚDO:
POTENCIAÇÃO
Ø  Resolução de situações-problema por meio da árvore de possibilidade;
Ø  Construção da idéia de potenciação por meio de situações que envolvam a multiplicação de fatores iguais;
Ø  Leitura escrita de potências;
Ø  Representação da multiplicação de fatores iguais e da adição de parcelas iguais;
Ø  Representação de regularidades por meio de potências;
Ø  Representação de um número natural por meio de potencias de 10;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS:

ü  Utilizar a árvore de possibilidades para resolver situações-problema
ü  Estender a idéia da multiplicação para a compreensão da potenciação
ü  Construir o conceito de potenciação por meio de situações que envolvam a multiplicação de fatores iguais
ü  Ler potências e escrevê-las
ü  Comparar a multiplicação de fatores iguais com a adição de parcelas iguais
ü  Observar regularidades e representá-las por meio de potências
ü  Representar um número natural por meio de potências de 10
ü  Analisar situações-problema, interpretá-las e resolvê-las, por meio de diferentes estratégias


CONTEÚDO:
ÂNGULOS
Ø  Construção da noção de ângulo associada a idéia de giro;
Ø  Identificação de giros de um quarto de volta, meia-volta, um oitavo de volta e uma volta completa;
Ø  Representação de figuras em malhas quadriculadas seguindo instruções;
Ø  Descrição de trajetos;
Ø  Analisar situações-problema, interpretá-las e resolvê-las, por meio de diferentes estratégias.
OBJETIVOS:
ü  Construir a noção de ângulos associada à idéia de giro;
ü  Identificar os ângulos em diferentes giros e voltas;
ü  Desenhar figuras em malhas quadriculadas de acordo com instruções dadas;
ü  Descrever trajetos seguindo instruções;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações-problemas por diferentes estratégias.

CONTEÚDO
FRAÇÕES DECIMAIS E NÚMEROS DECIMAIS
Ø  Relação entre a fração decimal e o número decimal;
Ø  Identificação do décimo, centésimo milésimo;
Ø  Leitura, escrita e representação dos números racionais na forma decimal;
Ø  Relação do décimo com decímetro, do centésimo com o centímetro e do milésimo com o milímetro e o mililitro;
Ø  Relação dos números decimais com o sistema monetário;
Ø  Operações com números decimais (adição e subtração);
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema
OBJETIVO
ü  Estabelecer a relação entre a fração decimal e o número decimal
ü  Identificar o décimo, o centésimo e o milésimo num número decimal
ü  Identificar a parte inteira e decimal de um número escrito sob a forma decimal
ü  Ler, escrever e representar os números racionais escritos sob a forma de fração decimal e de número decimal
ü  Representar de diferentes maneiras um mesmo número decimal
ü  Estabelecer a relação do décimo, centésimo e milésimo com as unidades mais utilizadas em nosso dia a dia
ü  Estabelecer a relação dos números decimais com o sistema monetário brasileiro
ü  Comparar números decimais
ü  Multiplicar e dividir números decimais por 10, 100, 1000
ü  Adicionar e subtrair números decimais
ü  Analisar situações-problema, interpretá-las e resolvê-las

CONTEÚDO
FRAÇÕES
Ø  Exploração do conceito de fração no todo contínuo e discreto;
Ø  Representação gráfica de uma fração;
Ø  Leitura e escrita de frações;
Ø  Identificação de obtenção de frações equivalentes;
Ø  Identificação de frações menores que um inteiro, maiores e iguais;
Ø  Representação de uma fração maior que o inteiro por meio de um número misto;
Ø  Comparação de frações em todos iguais e diferentes;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema
OBJETIVOS
ü  Representar numericamente uma fração, identificando o numerador e o denominador
ü  Representar frações por meio de desenhos
ü  Identificar a fração num todo contínuo e discreto
ü  Ler e escrever números fracionários
ü  Obter o todo por meio da reunião de partes
ü  Identificar e obter frações equivalentes
ü  Identificar e obter frações menores ou maiores que o inteiro e iguais ao inteiro
ü  Simplificar frações
ü  Representar uma fração maior que o inteiro por meio de um número misto
ü  Comparar frações
ü  Analisar situações-problema, interpretá-las e resolvê-las

CONTEÚDO
Operações com frações
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema por meio de operações com fração.
OBJETIVO
ü  Trabalhar operações com frações.

CONTEÚDO
Simetria de figuras planas - Coordenadas cartesianas – Polígonos
Ø  Identificação do eixo de simetria de figuras planas;
Ø  Identificação de figuras simétricas e não-simétricas;
Ø  Obtenção de figuras simétricas de acordo com o eixo de simetria;
Ø  Localização de pontos e seus respectivos simétricos em um sistema de coordenadas cartesianas;
Ø  Construção de polígonos por meio da localização de pontos num sistema de coordenadas cartesianas;
Ø  Classificação dos polígonos de acordo com o número de lados;
Ø  Identificação em um polígono dos vértices e segmentos de reta;
Ø  Classificação dos triângulos quanto à medida dos lados;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS
ü  Identificar o eixo de simetria de uma figura plana
ü  Identificar figuras simétricas e não-simétricas
ü  Traçar o eixo de simetria de figuras planas
ü  Obter figuras simétricas em relação ao eixo de simetria
ü  Localizar pontos e seus respectivos simétricos em sistema de coordenadas cartesianas
ü  Construir polígonos por meio da localização de pontos em um sistema de coordenadas cartesianas
ü  Identificar os polígonos de acordo com o número de lados
ü  Identificar em um polígono os vértices e os segmentos de reta
ü  Identificar figuras que não são polígonos
ü  Classificar os triângulos quanto a medida dos lados
ü  Analisar situações-problema, interpretá-las e resolvê-las, utilizando diferentes estratégias

CONTEÚDO
Multiplicação de números decimais; Divisão de números decimais; Média aritmética.
Ø  Resolução de multiplicações de números decimais por meio de diferentes estratégias;
Ø  Resolução de divisões de números decimais por meio de diferentes estratégias;
Ø  Cálculo da média aritmética;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema
OBJETIVO
ü  Efetuar multiplicações de números decimais por meio de diferentes estratégias
ü  Efetuar divisões de números decimais por meio de diferentes estratégias
ü  Calcular a média aritmética
ü  Analisar situações-problema, interpretá-las e resolvê-las, utilizando diferentes estratégias

CONTEÚDO
Medidas de superfície; Medidas de comprimento; Raiz quadrada exata.
Ø  Identificação de unidades adequadas (padronizadas ou não) para medir grandezas de superfície e comprimento;
Ø  Determinação da área de figuras planas por meio da decomposição e/ou composição de figuras;
Ø  Cálculo da área e do perímetro de figuras planas;
Ø  Estabelecimento de conversões entre algumas unidades de medida de superfície e comprimento;
Ø  Associação da idéia de raiz quadrada ao lado do quadrado;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema.
OBJETIVOS
ü  Identificar unidades adequadas (padronizadas ou não) para medir grandezas de superfície e comprimento
ü  Obter medidas por meio de estimativas e aproximações
ü  Calcular a área de figuras planas pela decomposição e/ou composição de figuras
ü  Comparar área e perímetro de diferentes figuras
ü  Calcular numericamente a área e o perímetro de figuras planas
ü  Estabelecer conversões entre algumas unidades de medida de superfície e comprimento
ü  Associar a ideia de raiz quadrada ao lado do quadrado
ü  Analisar situações-problema, interpretá-las e resolvê-las, utilizando diferentes estratégias.

CONTEÚDO
Porcentagem

Ø  Compreensão do significado da expressão “por cento”;
Ø  Estabelecimento da relação entre o número decimal, fração decimal e porcentagem;
Ø  Cálculo de porcentagens por meio de diferentes estratégias;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema
OBJETIVOS
ü  Compreender o significado da expressão por cento
ü  Estabelecer a relação entre o número decimal, a fração decimal e a porcentagem
ü  Calcular porcentagens por meio de diferentes estratégias
ü  Analisar situações-problema, interpretá-las  e resolvê-las, utilizando diferentes estratégias

CONTEÚDO
Medidas de massa e capacidade
Ø  Relações entre o quilograma, o grama e o miligrama;
Ø  Relações entre o litro e o mililitro;
Ø  Exploração de situações envolvendo medidas de comprimento e superfície;
Ø  Representação de medidas de massa e capacidade sob a forma fracionária e decimal;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema por meio de operações com frações e com números decimais.
OBJETIVOS
ü  Efetuar expressões numéricas
ü  Estabelecer a relação entre o quilograma, o grama e o miligrama
ü  Estabelecer a relação entre o litro e o mililitro
ü  Representar de diferentes maneiras uma mesma quantidade
ü  Operar com números decimais e frações
ü  Resolver situações envolvendo medidas de comprimento e superfície
ü  Analisar situações-problema, interpretá-las e resolvê-las




7º ANO
         CONTEÚDO:
         Sistema de numeração decimal
Ø  Identificação do uso dos números em diferentes situações;
Ø  Leitura e interpretação das diferentes representações de um mesmo número;
Ø  Leitura de dados expressos em tabelas e gráficos;
Ø  Construção de gráficos;
Ø  Escrita, composição e decomposição de um número, observando o valor posicional dos algarismos.
         Números fracionários e decimais
Ø  Relação entre fração decimal e número decimal;
Ø  Leitura representação de diferentes maneiras de número decimal;
Ø  Identificação da parte inteira e decimal de um número decimal;
Ø  Relação de décimo, centésimo e milésimo com algumas unidades de medida;
Ø   Comparação de números decimais;
Ø  Adição e subtração de números fracionários e decimais;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema.
       OBJETIVOS:
ü  Identificar o uso dos números em diferentes situações;
ü  Ler e interpretar representações de um mesmo número;
ü  Ler e interpretar dados expressos em tabelas e gráficos;
ü  Construir gráficos;
ü  Ler um número escrevê-lo, compô-lo e decompô-lo, observando o valor posicional dos algarismos;
ü  Efetuar cálculos (mentais, escritos, exatos e aproximados) por meio de diferentes estratégias com compreensão dos processos envolvidos;
ü  Estabelecer a relação entre fração decimal e número decimal;
ü  Identificar a parte inteira e a decimal de um número decimal;
ü  Ler, escrever e representar os números racionais escritos sob a forma de fração decimal e número decimal;
ü  Representar de diferentes maneiras um número decimal;
ü  Estabelecer a relação de décimo, centésimo e milésimo com algumas unidades de medida;
ü  Comparar números decimais;
ü  Adicionar e subtrair números fracionários e decimais;
ü  Analisar, interpretá-las e resolvê-las situações-problemas utilizando diferentes estratégias.

          CONTEÚDO:
                Sólidos geométricos e medidas de volume
Ø  Classificação dos sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos;
Ø  Identificação do número de faces, arestas e vértices nos sólidos geométricos;
Ø  Identificação dos sólidos de Platão;
Ø  Identificação de unidades padronizadas e não-padronizadas para medir o volume de cubos e paralelepípedos;
Ø  Cálculos do volume de cubos e paralelepípedos;
Ø  Relação entre o metro cúbico e algumas unidades de medidas de capacidade;
Ø  Estabelecimento de conversões entre algumas unidades de medidas de volume.
                OBJETIVOS:
ü  Classificar os sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos;
ü  Nomear os sólidos geométricos de acordo com suas características;
ü  Identificar faces, arestas e vértices nos sólidos geométricos;
ü  Diferenciar pirâmides e prismas de acordo com suas características;
ü  Identificar os sólidos de Platão;
ü  Identificar unidades padronizadas ou não, para medir o volume de cubos e paralelepípedos;
ü  Calcular o volume de empilhamentos;
ü  Calcular numericamente o volume de cubos e paralelepípedos;
ü  Estabelecer a relação entre o metro cúbico e algumas unidades de medidas de capacidade;
ü  Estabelecer conversões entre algumas unidades de medidas de volume;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações-problema, utilizando diferentes estratégias.

                 CONTEÚDO:
                 Números fracionários e decimais
Ø  Adição, subtração, multiplicação e divisão de números fracionários e decimais;
Ø  Relação entre fração decimal e número decimal;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problemas.
                OBJETIVOS:
ü  Estabelecer a relação entre a fração decimal e o número decimal;
ü  Ler os números racionais escritos sob a forma de fração decimal e número decimal, escrevê-los e representá-los;
ü  Adicionar, subtrair, multiplicar e dividir números fracionários e decimais;
ü  Resolver expressões numéricas envolvendo números fracionários e decimais;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações-problema, utilizando diferentes estratégias.

                CONTEÚDO:
                Números inteiros e racionais
Ø  Utilização dos números negativos;
Ø  Localização de números inteiros e racionais na reta numérica;
Ø  Adição e subtração envolvendo números inteiros e racionais;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema.
                OBJETIVOS:
ü  Utilizar números negativos;
ü  Localizar números inteiros e racionais na reta numérica;
ü  Adicionar e subtrair números inteiros e racionais;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações-problema.

                CONTEÚDO:
                Ângulos
Ø  Identificação dos elementos de um ângulo;
Ø  Relação entre giros e ângulos;
Ø  Construção e determinação de um ângulo por meio de instrumentos de medida;
Ø  Classificação de um ângulo;
Ø  Determinação da medida de um ângulo sem o uso de instrumentos de medida;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema.

               OBJETIVOS:
ü  Identificar os elementos de um ângulo;
ü  Relacionar giras e ângulos;
ü  Construir e determinar um ângulo por meio de instrumentos de medidas;
ü  Classificar um ângulo;
ü  Determinar a medida de um ângulo sem o uso de instrumentos de medida;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações-problema.

                CONTEÚDO
                Figuras geométricas planas
Ø  Determinação da soma dos ângulos internos de um triângulo;
Ø  Determinação da soma dos ângulos internos de um polígono qualquer;
Ø  Determinação da medida de cada ângulo de um polígono regular;
Ø  Determinação e construção da bissetriz de um ângulo;
Ø  Composição de mosaicos;
Ø  Cálculo da área de uma superfície plana;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema.
                OBJETIVOS:
ü  Determinar a soma dos ângulos internos de um triângulo;
ü  Determinar a soma dos ângulos internos de um polígono qualquer;
ü  Determinar a medida de cada ângulo de um polígono regular;
ü  Determinar e construir a bissetriz de um ângulo;
ü  Compor mosaicos;
ü  Calcular a área de uma superfície plana;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações-problema.

                CONTEÚDO:
,               Números inteiros e racionais
Ø  Multiplicação e divisão envolvendo números inteiros e racionais;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema.
                 OBJETIVOS:
ü  Multiplicar e dividir números inteiros e racionais;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações-problema.



                CONTEÚDO:
                Expressões algébricas
Ø  Generalização de diferentes situações utilizando a linguagem algébrica;
Ø  Construção da idéia de variável;
Ø  Cálculo do valor numérico de expressões algébricas;
Ø  Simplificação de expressões algébricas;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema.
                OBJETIVOS:
ü  Generalizar diferentes situações utilizando a linguagem algébrica;
ü  Construir a idéia de variável;
ü  Calcular o valor numérico de expressões algébricas;
ü  Simplificar expressões algébricas;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações-problema, por meio de diferentes estratégias.

                 CONTEÚDO:
                 Equação do 1º grau
Ø  Identificação de uma equação do 1º grau;
Ø  Construção de procedimentos para a determinação do valor desconhecido em uma equação;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema.
                OBJETIVOS
ü  Identificar uma equação;
ü  Determinar a raiz ou solução de uma equação;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações-problema.

                CONTEÚDO:
                Potenciação e radiciação
Ø  Potência, raiz quadrada e cúbica;
Ø  Cálculo de potências com expoente inteiro positivo, negativo e nulo;
Ø  Utilização das propriedades da potenciação;
Ø  Determinação do lado de um quadrado por meio da raiz quadrada exata;
Ø  Determinação da aresta de um cubo por meio de raiz cúbica exata;
Ø  Cálculos aproximados de raízes quadradas;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema.
                OBJETIVOS:
ü  Calcular de potências com expoente inteiro positivo, negativo e nulo;
ü  Determinar do lado de um quadrado por meio da raiz quadrada exata;
ü  Determinar da aresta de um cubo por meio de raiz cúbica exata;
ü  Calcular raízes quadradas aproximadas;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações-problema.

                CONTEÚDO:
                Sistema de coordenadas cartesianas
Ø  Sistema de coordenadas cartesianas;
Ø  Identificação do ponto de origem;
Ø  Determinação do simétrico de um número;
Ø  Identificação da posição de pontos num sistema de coordenadas;
Ø  Localização de pontos num sistema de coordenadas;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema.
                OBJETIVOS:
ü  Construir o plano de coordenadas cartesianas;
ü  Identificar do ponto de origem;
ü  Determinar do simétrico de um número;
ü  Identificar a posição de pontos num sistema de coordenadas;
ü  Localizar pontos num sistema de coordenadas;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações-problema.

                CONTEÚDO:
                Razão e porcentagem
Ø  Representação de situações-problema por meio da árvore de possibilidades e tabela de dupla entrada;
Ø  Um evento por meio de uma razão e porcentagem;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema.
                OBJETIVOS:
ü  Interpretar o conceito de razão;
ü  Identificar a razão de dois números;
ü  Compreender que o símbolo %(por cento) substitui a fração 1/100;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações-problema.

                CONTEÚDO:
                 Proporção
Ø  Identificação de grandezas direta e inversamente proporcionais;
Ø  Identificação de situações cuja variação de grandezas não é nem direta nem inversamente proporcional;
Ø  Relação entre razão e proporção;
Ø  Ampliação e redução de figuras;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema.
                OBJETIVOS:
ü  Identificar grandezas direta e inversamente proporcionais;
ü  Relacionar razão e proporção;
ü  Reconhecer escalas de ampliação e redução;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações-problema.

                CONTEÚDO:
                Tabelas e gráficos
Ø  Leitura e interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos;
Ø  Construção de diferentes tipos de gráficos;
Ø  Cálculo da média aritmética;
Ø  Análise, interpretação e resolução de situações-problema.
                OBJETIVOS:
ü  Ler, interpretar tabelas e gráficos;
ü  Construir diferentes tipos de gráficos;
ü  Calcular a média aritmética;
ü  Analisar, interpretar e resolver situações-problema.




8º ANO
             Conteúdo:
Ø  Números naturais, inteiros e racionais
ü  Conceitos e operações
ü  Números quadrados perfeitos
ü  Dizimas periódica
ü  Notação cientifica
             Objetivos
ü  Identificar um número natural, inteiro ou racional
ü  Identificar os números quadrados perfeitos
ü  Identificar e localizar um número natural inteiro e racional na reta numérica
ü  Realizar  operações com números naturais inteiros e racionais
ü  Identificar o período de uma dizima periódico
ü  Representar um número decimal sob a forma denotação cientifica
ü  Analisar interpretar e resolver situações – problemas
Conteúdo
Ø  Números irracionais e reais
ü  Reconhecimento de um número irracional
ü  Calculo de raiz quadrada não exata
ü  Calculo do valor do π e do comprimento da circunferência
ü  Número de ouro
ü  Identificação do conjunto dos números reais
Objetivo
ü  Identificar um número irracional
ü  Realizar cálculos de raízes não exatas
ü  Identificar o valor de  π
ü  Realizar cálculos para identificar o comprimento, a medida do diâmetro e do raio de circunferência
ü  Construir um retângulo áureo
ü  Identificar o conjunto dos números reais
ü  Analisar, interpretar e resolver situações-problemas

Conteúdo
Ø  Expressões algébricas e equações do primeiro grau
ü  Generalizações
ü  Representação por meio de formulas propriedades e regularidades dos números
Objetivo
ü  Identificar uma expressão algébrica para generalizar uma situação
ü  Representar na linguagem algébrica, diferentes situações apresentada na língua materna
ü  Realizar cálculos com expressões algébricas e equações para gerar um procedimento algorítmico
ü  Analisar, interpretar e resolver situações problemas
Conteúdo
Ø  Área e perímetro de figuras planas
ü  Calculo da área de superfícies planas por meio  da composição e decomposição de figuras
ü  Equivalência de áreas
ü  Calculo da área de polígonos p0r meio do calculo da área do quadrado retângulo e triangulo
ü  Dedução da fórmula da área do paralelogramo do losango do trapézio e do circulo
ü  Calculo da área e do perímetro de superfícies planas limitadas por seguimentos de reta e ou arcos de circunferência
ü  Relação do teorema de Pitágoras com o calculo da área dos quadrados
Objetivo
ü  Realizar cálculos da área de superfícies planas por meio da composição e decomposição de figuras
ü  Identificar áreas  equivalentes
ü  Realizar cálculos da área de polígonos por meio do calculo da área do quadrado, retângulo e triangulo
ü  Deduzir a fórmula da área  do paralelogramo, do losango, do trapézio e do circulo
ü  Realizar calculo da área e do perímetro de superfícies planas  limitadas por seguimentos de reta e o arco de circunferência
ü  Estabelecer relação entre o teorema de Pitágoras e o calculo da área de quadrados
ü  Analisar, interpretar e resolver situações - problemas
Conteúdo
Ø  Monômios e polinômios
ü  Redução de termos semelhantes
ü  Calculo do valor numérico de expressões algébricas
ü  Operações com monômios e polinômios
Objetivos
ü  Identificar o coeficiente e a parte literal de um monômio
ü  Identificar o número de termos de um polinômio classificando – monômios, binômio e trinômio
ü  Realizar operações com monômios e com polinômio
ü  Simplificar uma expressão algébrica (reduzir termos semelhantes)
ü  Identificar o grau de um polinômio
ü  Analisar interpretar e resolver situações problemas
Conteúdos
Ø  Produtos notáveis
ü  Desenvolvimento dos produtos notáveis: quadrado da soma, quadrado da diferença e diferença de dois quadrados
ü  Fatoração de expressões algébricas
ü  Fatoração de expressões algébricas, utilizando-se dos termos em evidencia,trinômio quadrado perfeito e agrupamentos
Objetivos
ü  Desenvolver produtos notáveis quadrado da soma,quadrado da diferença e diferença  de dois quadrados
ü  Fatorar expressões algébricas utilizando termos em evidencia, trinômio quadrado perfeito e agrupamentos
Conteúdo
Ø  Sistemas de coordenadas cartesianas
ü  Relação com as co0rdenadas geográfica
ü  Identificação dos eixos das abscissas e ordenadas
ü  Identificação e localização de pontos num sistema de coordenadas
Objetivos
ü  Estabelecer relações entre coordenadas geográficas e cartesianas
ü  Identificar os eixos das abscissas e ordenadas
ü  Identificar  e localizar pontos num sistema de coordenadas cartesianas
Conteúdo     
Ø  Sistemas de equações do 1° grau
ü    Desenvolvimento da idéia de equação com duas incógnitas
ü    Representação algébrica e gráfica de equações com duas  incógnitas
ü    Resolução geométrica e algébrica de problemas envolvendo um sistema de equações
ü    Identificação de métodos de resolução de sistemas de equações
Objetivos
Ø   Estabelecer diferenças entre a equação com uma e duas incógnita
Ø   Representar algébrica e graficamente equações com duas incógnitas
ü   Resolver geométrica e algebricamente problemas envolvendo um sistema de equações.
ü   Identificar métodos de resolução de sistemas de equações
Conteúdo
Ø  Ângulos
ü  Identificação de ângulos formados por retas paralelas cortadas por retas transversais
ü  Identificação ângulos complementares e suplementares
ü  Classificação dos polígonos em convexos e não convexos
ü  Soma dos ângulos internos e externos de polígonos convexos
ü  Identificação do ângulo central de um polígono regular
ü  Identificação da medida dos ângulos internos de um polígono regular
Objetivos
ü  Identificar ângulos formados por retas paralelas por retas transversais
ü  Identificar ângulos complementares e suplementares
ü  Classificar polígonos em convexos e não convexos
ü  Identificar o ângulo central de um polígono regular
ü  Determinar a medida dos ângulos internos de um polígono regular
Conteúdo
Ø  Triângulos e quadriláteros
ü    Noções de congruência
ü    Construção de triângulos com régua e compasso
ü    Noções de inequações do 1° grau
ü    Identificação de triângulos congruentes
ü    Identificação dos casos de congruência de triângulos
ü    Identificação do ortocentro e do baricentro de um triângulo
ü    Classificação dos quadriláteros
ü    Identificação das características dos quadriláteros
ü    Determinação do número de diagonais de um polígono convexo
Objetivos
ü  Estabelecer noções de congruência
ü  Construir triângulos usando régua e compasso
ü  Estabelecer noções de inequações de 1° grau
ü  Identificar e construir triângulos congruentes
ü  Identificar o ortocentro e o baricentro de um triângulo
ü  Identificar quadriláteros
Conteúdos
Ø  Simetria de reflexão, translação e rotação
ü  Identificação de diferentes transformações no plano
ü  Identificação das propriedades invariantes ( forma e medidas)
ü  Transformações de figuras no plano usando ou não o quadriculado

Objetivos
ü  Identificar diferentes transformações no plano
ü  Identificar propriedades invariantes (formas e medidas)
ü  Transformar figuras no plano usando ou não o quadriculado
Conteúdo
Ø  Proporção
ü  Homotetia
ü  Razão
ü  Polígonos semelhantes
ü  Semelhança entre triângulos
ü  Casos de semelhança entre triângulos
Objetivos
ü  Compreender e aplicar os conceitos de homotetia e razão
ü  Identificar e  explorar  polígonos semelhantes, a semelhança de triângulos e os  casos de  semelhança de triângulos
Conteúdo
Ø  Possibilidade e probabilidade
ü  Representação do número de possibilidades por meio de contagens, da arvore de possibilidade e da multiplicação
ü  Calculo da possibilidade  de ocorrer um determinado evento
ü  Representação de probabilidades por meio de uma razão, número decimal e porcentagem
Objetivos
ü  Representar o número de possibilidades por meio de contagens, da árvore de possibilidades e da multiplicação.
ü  Calcular a possibilidade de ocorrer um determinado evento
ü  Representar probabilidades por meio de uma razão, número decimal e porcentagem.





9º ANO
CONTEÚDO:
Relações numéricas:
Ø  Números racionais, irracionais e reais;
Ø  Intervalo numérico;
Ø  Propriedades das potências;
Ø  Notação científica;
Ø  Radicais (propriedades, operações, racionalização)
OBJETIVOS
ü  Identificar conjuntos numéricos;
ü  Identificar intervalos abertos e fechados;
ü  Explorar as propriedades da potenciação e radiciação;
ü  Operar e racionalizar radicais.
CONTEÚDO
Semelhança
Ø  Figuras e polígonos semelhantes;
Ø  Ampliação e redução
Ø  Semelhança de triângulos;
Ø  Propriedade fundamental da semelhança;
Ø  Teorema de Tales.

OBJETIVOS
ü  Explorar a idéia de semelhança e congruência de figuras e polígonos;
ü  Explorar a noção de homotetia por meio da ampliação e redução de polígonos;
ü  Identificar os casos de semelhança de triângulos e a propriedade fundamental da semelhança;
ü  Aplicar o Teorema de Tales.
CONTEÚDO
Equação e função polinomial do 1º grau
Ø  Idéia de interdependência de grandezas;
Ø  Grandezas direta e inversamente proporcionais;
Ø  O conceito de função;
Ø  Representação de uma função (lei de formação ou fórmula);
Ø  Representação de função por meio de diagramas e gráficos;
Ø  Domínio, contradomínio e imagem de uma função;
Ø  Definição de função do 1º grau;
Ø  Intersecção do gráfico de uma função do 1º grau com o eixo das abscissas.

OBJETIVOS
ü  Explorar a idéia de interdependência de grandezas;
ü  Explorar grandezas direta e inversamente proporcionais;
ü  Explorar o conceito de função;
ü  Encontrar a lei de formação por meio da análise de gráficos e/ou situações-problemas;
ü  Representar funções por meio de diagramas e gráficos;
ü  Identificar o domínio, contradomínio e a imagem de uma função;
ü  Identificar a raiz de uma função do 1º grau;
ü  Construir gráfico de uma função do 1º grau


CONTEÚDO
Descobrindo e resolvendo equações do 2º grau
Ø  Retomada do conceito de solução de uma equação;
Ø  Exploração das diferenças entre equação do 1ºe do 2ºgrau;
Ø  Definição de equação do 2º grau;
Ø  Equações do 2ºgrau completas e incompletas;
Ø  Obtenção das raízes de uma equação do 2º grau por meio da fatoração;
Ø  Fórmula resolutiva da equação do 2º grau (Fórmula de Bháskara);
Ø  Equações do 2ºgrau equivalente;
Ø  Relação entre os coeficientes e as raízes de uma equação do 2º grau (soma e produto).
OBJETIVOS
ü  Explorar as diferenças entre equação do 1º e do 2º grau;
ü  Definir equação do 2º grau;
ü  Identificar equação do 2º grau completas e incompletas;
ü  Obter as raízes de uma equação do 2º grau por meio da fatoração;
ü  Resolver a equação do 2º grau por meio da Fórmula de Bháskara;
ü  Identificar equações do 2º grau equivalentes;
ü  Utilizar a relação entre os coeficientes e as raízes de uma equação do 2º grau (soma e produto)

CONTEÚDO
Estudando funções do 2º grau
Ø  Exploração das diferenças entre reta e parábola;
Ø  Caracterização da curva chamada parábola;
Ø  Identificação de objetos e construções que apresentam a forma parabólica;
Ø  Definição de função do 2º grau;
Ø  Representação gráfica de uma função do 2º grau (intersecção com os eixos coordenados, vértice e eixo de simetria);
Ø  Relação entre o discriminante e o gráfico da função do 2º grau;
Ø  Domínio, contradomínio e imagem de uma função quadrática;
Ø  Valor máximo e mínimo de uma função quadrática.

OBJETIVOS
ü  Explorar as diferenças entre reta e parábola;
ü  Identificar características da parábola;
ü  Definir função do 2º grau;
ü  Representar graficamente uma função do 2º grau;
ü  Relacionar o da função discriminante e o gráfico da função do 2º grau;
ü  Identificar domínio, contradomínio e imagem de uma função quadrática;
ü  Calcular valor máximo e mínimo de função quadrática.

CONTEÚDO
Trabalhando com as relações métricas no triângulo retângulo

Ø  Retomada do conceito de semelhança de triângulos;
Ø  Exploração da noção de projeção ortogonal;
Ø  Projeção de catetos sobre hipotenusa de um triângulo retângulo;
Ø  Relações métricas no triângulo retângulo;
Ø  Teorema de Pitágoras;
Ø  Aplicações do Teorema de Pitágoras.
OBJETIVOS
ü  Retomada do conceito de semelhança de triângulos;
ü  Explorar noção de projeção ortogonal;
ü  Identificar as projeções dos catetos sobre a hipotenusa de um triângulo retângulo;
ü  Utilizar as relações métricas no triângulo retângulo;
ü  Aplicar o Teorema de Pitágoras.

CONTEÚDO
Circunferência e círculo
Ø  Analogia com objetos do cotidiano;
Ø  Corda, diâmetro e raio;
Ø  Posições relativas;
Ø  Ângulo central, inscrito e de segmento;
Ø  Relações métricas na circunferência.

OBJETIVOS
ü  Estabelecer analogias com objetos do cotidiano;
ü  Identificar e estabelecer relações entre corda, diâmetro e raio;
ü  Estudar as posições relativas entre retas e circunferências, e entre circunferências e circunferências;
ü  Conceituar ângulo central, inscrito e de segmento;
ü  Explorar as relações métricas na circunferência.
CONTEÚDO
Aprofundando os conhecimentos sobre equações
Ø  Sistema de equações do 2º grau;
Ø  Equações biquadradas;
Ø  Equações irracionais;
OBJETIVO
ü  Identificar e resolver sistemas de equações biquadradas e equações irracionais.

CONTEÚDO
Relações trigonométricas
Ø  Conceito das razões seno, cosseno e tangente;
Ø  Relação das razões trigonométricas de um ângulo agudo com as medidas dos lados de um triângulo retângulo;
Ø  Aplicação das razões trigonométrica em situações-problema;
Ø  Cálculo das medidas desconhecidas em triângulos quaisquer utilizando as razões trigonométricas.
OBJETIVOS
ü  Conceituar razões seno, cosseno e tangente;
ü  Estabelecer relações entre as razões trigonométricas de um ângulo agudo com as medidas dos lados de um triângulo retângulo;
ü  Aplicar as razões trigonométricas em situações-problema;
ü  Calcular as medidas desconhecidas em triângulos quaisquer utilizando as razões trigonométricas.

CONTEÚDO

Estudando frações algébricas

Ø  Simplificação de frações algébricas;
Ø  Operações com frações algébricas;
Ø  Equações fracionárias.
OBJETIVOS
ü  Simplificar frações algébricas;
ü  Realizar operações com frações algébricas;
ü  Identificar e resolver equações fracionárias.
CONTEÚDO
Polígonos regulares inscritos na circunferência
Ø  Relações métricas no:
Hexágono regular; Quadrado; Triângulo eqüilátero.


OBJETIVOS
ü  Reconhecer e estabelecer relações métricas no hexágono regular, no quadrado e no triângulo eqüilátero.

CONTEÚDO
Áreas de figuras planas
Ø  Área do quadrado, retângulo, triângulo, losango, paralelogramo e trapézio;
Ø  Área do circulo e do perímetro da circunferência;
Ø  Área de um polígono regular;
Ø  Área do setor circular;
Ø  Área da coroa circular;
Ø  Área de figuras que podem ser decompostas.

OBJETIVOS
ü  Identificar e estabelecer relações entre a área do quadrado, retângulo, triângulo, losango, paralelogramo e trapézio.
ü  Identificar e estabelecer relações entre área do círculo e do perímetro da circunferência;
ü  Calcular a área de polígonos regulares, do setor circular e de figuras que podem ser decompostas.
CONTEÚDO
Noções de Estatística e Probabilidade
Ø  Análise e interpretação de dados estatísticos organizados em gráficos e tabelas;
Ø  Análise, de forma crítica, de dados estatísticos de uma pesquisa;
Ø  Identificação da moda e da mediana;
Ø  Cálculo de médias aritméticas (ponderada);
Ø  Descrição dos resultados possíveis e favoráveis de um experimento;
Ø  Cálculo do número das possibilidades de ocorrência de um evento;
Ø  Cálculo da chance (probabilidade) de um evento.
OBJETIVOS
ü  Analisar e interpretar dados estatísticos organizados em gráficos e tabelas;
ü  Analisar, de forma crítica, dados estatísticos de uma pesquisa;
ü  Identificar a moda e a mediana em situações-problemas;
ü  Calcular médias aritméticas (ponderadas);
ü  Descrever resultados possíveis e favoráveis, de uns experimentos;
ü  Calcular o número das possibilidades de ocorrência de um evento;
ü  Calcular a chance (probabilidade) de um evento.
CONTEÚDO
Noções de Matemática Financeira
Ø  Proporcionalidade;
Ø  Porcentagem;
Ø  Juros simples;
Ø  Juros compostos.

OBJETIVOS
ü  Explorar e reconhecer os conceitos de proporcionalidade, porcentagem, juros simples e juros compostos;
ü  Resolver situações-problemas, utilizando-se de conceitos de proporcionalidade, porcentagem, juros simples e juros compostos.

Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013: 
Daiane M. Aliprandini
Rosmari B. Schmidt
Simone Masson
Ilgo de Borba
Cleonice F. Rosa da Silva
Andreia Garcia