DIRETRIZES
–CRECHE
SISTEMATIZAÇÃO DOS
CONHECIMENTOS PRIVILEGIADOS
FORMAÇÃO PESSOAL E
SOCIAL
BERÇÁRIO ( 4 meses a 1 ano )
IDENTIDADE E
AUTONOMIA
·
Imagem do próprio corpo;
·
Experiências diante do espelho;
·
Sensações sentidas pelo corpo: fome,
sono, calor, frio, desconforto e prazer;
·
Gosto e preferências;
·
Expressões e sentimentos em si;
·
Deslocamento em diferentes direções;
·
Experimentação de diversos sabores;
·
Brincadeiras com diferentes objetos;
·
Interação com o meio.
INTIMIDADE
·
Desenvolvimento da autoestima e
confiança;
·
Reconhecimento de situações de conforto
e desconforto;
·
Segurança em estar com os adultos de
referência;
·
Inserção nas ações de cuidado e higiene.
ARTES VISUAIS
- Participação
em diferentes processos de contato com a Arte produzida em diferentes culturas;
- Expressão
e exploração de diferentes materiais bidimensionais e tridimensionais.
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
·
Participação em momentos planejados de
leitura e contação de histórias;
·
Exploração de diferentes portadores de
textos (escrito, imagens, etc.)
·
Emissão de sons na tentativa de
comunicação;
·
Reconhecimento de vozes comuns no seu
cotidiano;
·
Comunicação por meio de gestos (dizer
sim e não com a cabeça, apontar com o dedo, acenar, dar tchau, bater palmas,
etc.);
·
Reconhecimento de si quando chamado pelo
nome;
·
Reconhecimento das intenções da fala do
adulto;
·
Emissão de sons nas tentativas de
comunicação (balbuciar);
MOVIMENTO
·
Início do conhecimento do corpo e das
partes;
·
Controle e inserção em praticas de
movimentos: acompanhar e pegar objetos, sentar-se, rolar-se, arrastar-se,
esconder-se, etc.;
·
Experimentações de movimentos corporais
no contato direto com o adulto (colo/embalo);
·
Movimentação em forma de dança, a partir
de estímulos rítmicos ( CDs, palmas, comandos orais entre outros);
·
Exercitar a motricidade ampla e fina.
MÚSICA
·
Exploração e produção de sons: voz e
sons corporais;
·
Apreciação de diferentes ritmos e
gêneros musicais;
·
Percepção e reação a diferentes sons
naturais ou produzidos;
·
Inserção de gestos e movimentos que
acompanhem o ritmo.
RELAÇÕES MATEMÁTICAS
·
Desenvolvimento de noções de orientações
em relação a pessoas objetos, deslocando-se no espaço;
·
Conhecimento e exploração dos espaços da
sala, deslocando-se gradativamente com autonomia;
·
Interesse nas pessoas e/ou objetos
escondidos;
·
Manuseio de objetos variados,
empilhando-os, encaixando-os, derrubando-os e repetindo as ações;
·
Estratégias para a busca de objetos fora
de seu alcance;
·
Manipulação de objetos na tentativa de
abrir, encaixar ou empilhar.
NATUREZA E SOCIEDADE
·
Exploração do espaço da sala em
diferentes posições e perspectivas, com o auxilio do professor;
·
Exploração de diferentes brinquedos e
espaços em atividades dirigidas;
·
Reconhecimento da sala e dos demais
espaços em que participa de atividades;
·
Interação em brincadeiras com adultos;
·
Demonstração de estranhamento, rejeição
ou afeição e preferência por pessoas, objetos ou espaços que lhe são ou não
familiares;
·
Percepção de que suas atitudes geram
conseqüências nas relações estabelecidas;
·
Observação de diferentes ambientes e
paisagens naturais;
·
Exploração e localização de objetos e
espaço
MATERNAL I
IDENTIDADE E AUTONOMIA
*Imagem
do próprio corpo;
*Percepção
visual em si e nos outros;
*Experiências
de pesquisa diante do espelho;
*Limites
do próprio corpo;
*Sensações
sentidas pelo corpo: fome, sono, calor, frio, desconforto e prazer;
*Gostos
e preferências;
*Expressões
e sentimentos em si e no outro;
*Deslocamento
em diferentes direções;
*Experimentação
(curiosidade) de diversos sabores;
*Tentativas
de utilização de utensílios para alimentação (colher);
*Brincadeiras
com diferentes objetos;
*Execução
de ações cotidianas ao seu alcance (rotina);
*Expressão
de vontade em situações comunicativas mediante diferentes formas de
manifestações;
*Interação
com o meio;
INTIMIDADE:
*Inserção
em diferentes relações;
*Desenvolvimento
de autoestima e confiança;
*Reconhecimento
de situações de conforto e desconforto;
*Segurança
em estar com os adultos de referencia;
*Inserção
nas ações de cuidado e higiene;
ARTES VISUAIS:
*Participação
em diferentes processos de contato com a Arte produzida em diferentes culturas;
*Expressão
e exploração de diferentes materiais bidimensionais e tridimensionais;
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
*Participação
em momentos planejados de leitura (de imagens) e contação de histórias;
*Exploração
de diferentes portadores de textos ( jornais, revistas, livros, folders,
gibis...);
*Emissão
de sons na tentativa de comunicação ( choro, grito, sorriso, fala...)
*Reconhecimento
de voz comum ao seu cotidiano e intenções da fala do adulto;
*Comunicação por meio de gestos (
dizer sim e não com a cabeça, apontar com o dedo, acenar, dar tchau, bater
palmas, etc);
*Reconhecimento
de si ao ser chamado pelo nome;
*Imitação
de sons (animais, carros...);
*Participação
de diferentes maneiras em situações de diálogos;
*Resposta
corporal ou com diferentes sons à comunicação oral dos adultos e das crianças
ao seu redor;
MOVIMENTO:
*Controle
dos próprios movimentos;
*Propostas
desafiadoras que possibilitem o ajustamento dos movimentos as exigências de
diferentes práticas; (caminhar, correr, ter equilíbrio, pular, passar por cima,
passar por baixo, motricidade fina, andar de motoca, chutar, rastejar,
lateralidade...)
*Início
do conhecimento do corpo e suas partes;
*Inserção
em praticas de movimento: Acompanhar objetos, pegar objetos, sentar-se,
rolar-se, arrastar-se e esconder-se etc;
*Experimentação
de movimentos corporais no contato direto com o adulto (colo/ embalo), ocupando
o espaço (frente, trás, diagonal, em cima, em baixo, lateral) e fazendo uso de
tempos (lento moderado e rápido);
*Movimentação
em forma de dança, a partir de estímulos rítmicos;
*Imitação
de movimentos corporais conforme referencias propostas pelo professor;
*Apreciação
de diferentes situações teatrais: fantoches, sombra, objetos, atores, entre
outros.
*
Imitação de diversos personagens (pessoas, animais, objetos)
MÚSICA:
*Exploração
e produção de sons: voz, sons corporais, instrumentais, musicas e objetos
sonoros.
*Exploração
de qualidades sonoras ao cantar e na manipulação de objetos do cotidiano;
*Apreciação
de diferentes ritmos e gêneros musicais;
*Experimentação
sonora nas suas diversas possibilidades;
*
Percepção e reação a diferentes sons naturais ou produzidos.
RELAÇÕES MATEMÁTICAS:
*Desenvolvimento
de noções de espaço, transpondo obstáculos existentes ( cadeiras, bancos,
caixas, etc...) em busca de objetos ou em direção a alguém.
*
Conhecimento e exploração dos espaços da sala, deslocando-se gradativamente com
autonomia;
*
Interesse nas pessoas e/ ou objetos escondidos;
*
Manuseio de objetos variados, empilhando-os, encaixando-os, derrubando-os e
repetindo as ações.
Antecipação
de situações cotidianas com base em determinados indícios ou sinais ( ao
apresentar um livro, é o momento da história);
*Estratégias
para a busca de objetos fora de seu alcance;
NATUREZA E SOCIEDADE:
*Exploração
de diferentes brinquedos e espaços em atividades livres ou dirigidas;
*Reconhecimento
da sala e dos demais espaços em que participa de atividades;
*Interação
em brincadeiras com professores e colegas;
*
Demonstração de estranhamento, rejeição ou afeição e preferência por pessoas,
objetos ou espaços que lhe são ou não familiares;
*Percepção
de que suas atitudes geram consequência nas relações estabelecidas;
*
Compreensão das regras e limites ao brincar e agir, reconhecendo-se como parte
do grupo.
*Observação
de diferentes ambientes e paisagens naturais;
*Exploração
e localização de objetos e espaços;
*Conhecimento
de objetos e suas funções.
Maternal II
Formação
social e pessoal
Identidade e autonomia
- Imagem
e limites do próprio corpo
- Experiência
diante do espelho
- Utilização
de utensílios relacionados à alimentação
- Brincadeiras
com diferentes objetos de acordo com a sua função simbólica ou social
- Reconhecimento
de seus pertences e dos colegas
- Respeito
às regras simples e de convivência
- Organização
dos brinquedos e materiais
- Momentos
de socialização entre as crianças de mesma idade e de idades diferentes
- Vivência
de brincadeiras, músicas e jogos pertencentes à cultura
- Uso
de diferentes linguagens para expressão de motivos, razões e vivências
- Reconhecimento
de limites e possibilidades pessoais em diferentes situações
- Interação
com o meio
- Locomoção
em direção a objetos e pessoas
- Controle
gradativo dos esfíncteres
Intimidade
- Conhecimento
de regras de convivência
- Inserção
em situações comunicativas em que possa expressar vontades, emoções e
sentimentos
- Manuseio
de objetos de higiene, conquistando independência em seu uso, de forma
gradual
Conhecendo
o mundo
Artes visuais
- Exploração
de diferentes possibilidades gráficas na construção de percurso criativo
individual
- Participação
em diferentes processos de leitura da arte produzida por diferentes
culturas
- Conhecimento
e exploração, de massinha, argila, objetos e papéis que possibilitem
construções tridimensionais
- Manuseio
de diferentes suportes disponibilizados em diferentes planos, texturas e
espaços
- Experimentação
das múltiplas possibilidades no uso de tintas atóxicas
- Exploração
de diferentes riscantes (giz, caneta hidrocor, lápis de cor, além de
materiais alternativos) e instrumentos (pincéis, brochas, rolinhos,
esponjas, entre outros)
Linguagem oral e escrita
- Relacionamento
por meio de gestos, expressões e movimentos
- Solicitação
de objetos, de atenção ou de ajuda por meio de palavras ou gestos
- Reconhecimento
de seu nome, atendendo quando solicitado
- Imitação
de sons e palavras
- Entendimento
e resposta a ordens simples
- Participação
em momentos de contação e leitura de história
- Combinação
de duas ou mais palavras na elaboração de frases com progressiva ampliação
de seu vocabulário
- Comunicação
oral para expressar necessidades, sentimentos, desejos ou vivências
- Respostas
simples às perguntas
- Criação
de hipóteses sobre o que pode estar escrito em fotografias, desenhos,
títulos, símbolos, obras de arte
- Imitação
em situações de faz de conta, escrita
- Participação
na construção de textos coletivos escritos pelo professor
- Participação
em situações de diálogo
- Memorização
de canções e reprodução de partes dela
- Relatos
de histórias conhecidas
Movimento
- Inserção
em brincadeiras cantadas, jogos, ginástica, dança
- Identificação
do próprio corpo, explorando e ampliando possibilidades de movimento em
diferentes situações
- Diferentes
possibilidades de movimentação sem e com locomoção
- Controle
dos próprios movimentos, ajustando habilidades e capacidades de acordo com
os desafios propostos
- Dança
a partir de estímulos rítmicos (Cds, instrumentos musicais, palmas,
comandos orais, entre outros)
- Imitação
e composição de movimentos corporais conforme referências propostas pelo
professor
- Movimentos
corporais explorando o espaço (níveis: baixo, médio e alto; o tempo:
lento, médio e rápido; a força: leve ou pesada; e a fluência: contida ou
contínua)
- Dança
expressiva utilizando diferentes partes do corpo, em performances
individuais e/ou coletivas
- Interação
com os seus colegas, construindo uma imagem positiva do seu corpo e do
outro, e sentindo prazer em movimentar-se
- Participação
em jogos e brincadeiras que ampliem as possibilidades de expressão
corporal
- Apreciação
de espetáculos de dança de diferentes estilos e culturas
- Participação
em situações de faz de conta, dramatização de histórias contadas, músicas
e jogos teatrais, fazendo uso de figurinos, fantoches, entre outros, tanto
individual como coletivamente
- Diferentes
expressões corporais na construção de personagens
- Participação
na elaboração de roteiros cênicos, com base em histórias conhecidas ou
inventadas pelo grupo
- Participação
em brincadeiras e jogos que desenvolvam correr, subir, descer, escorregar,
pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc., para ampliar gradualmente o
conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento
Música
- Participação
em brincadeiras cantadas, cantigas de roda, jogos com palavras,
acompanhado com palmas, movimentos ou com instrumentos variados
- Identificação,
exploração e reconhecimento de diferentes possibilidades sonoras
- Expressão
de preferencias musicais e sonoras, diante dos diferentes ritmos e gêneros
musicais trabalhados
Relações
matemáticas
·
Conhecimento e utilização de expressões
de localização (dentro/fora, longe/perto, em cima/embaixo, de um lado/do outro
lado)
·
Identificação dos diferentes espaços na
creche (sala, direção, banheiros, refeitório, trocador, pátio, parque)
·
Antecipação dos efeitos de sua ação
sobre os objetos (se bater nas peças elas caem)
·
Deslocamento com autonomia nos espaços
·
Iniciação da contagem oral de objetos
e/ou coleções, com auxílio (situações lúdicas)
·
Comparação de pequenas quantidades,
usando as palavras mais e menos
·
Uso de objetos do cotidiano (telefone,
calculadora, relógio e computador) em situações de faz de conta, demonstrando
conhecimento de sua função social
·
Identificação de situações e contextos
onde os números são usados na sociedade (exemplo: gestos representando a idade)
·
Diferenciação do dia e da noite
·
Estabelecimento de noções temporais
(antes e depois), utilizando situações de rotina como referência
·
Manuseio de objetos variados,
empilhando-os, encaixando-os, utilizando conhecimentos de suas propriedades
(diferentes tamanhos, formatos)
Natureza e sociedade
- Observação
e reconhecimento dos fenômenos simples da natureza
- Percepção
das transformações de objetos e espaços
- Colaboração
na manutenção e organização dos espaços
- Exploração
de diferentes espaços e objetos
- Observação
de seres vivos e seu modo de vida
- Conhecimento
de objetos e suas funções
- Manuseio de
elementos da natureza
- Estimulo
a percepção de situações de perigo, tomando precauções para evitá-las
- Controle
gradativo de atitudes impulsivas, adotando diálogo e negociação para
solucionar conflitos
- Interação
com as demais crianças de diferentes turmas e idades
- Construção
de diferentes cenários para as brincadeiras de faz de conta (nos
cantinhos)
- Discussão
e cooperação nas regras para as brincadeiras
- Reconhecimento
e respeito de diferentes opiniões e pontos de vista
- Compreensão
dos diferentes papéis sociais exercidos por diferentes pessoas nos diferentes
contextos
- Organização
de diferentes objetos com ou sem ajuda
- Interação
e colaboração da família em atividades complementares
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS E INTENSIDADE DE APLICAÇÃO PARA OS GRUPOS
3,4 E 5.
EIXOS
|
OJETIVOS POR EIXO
|
GRUPO 3
|
GRUPO 4
|
GRUPO 5
|
IDENTIDADE, AUTONOMIA E INTIMIDADE
|
- Valorizar
procedimentos relacionados a alimentação e a higiene corporal;
- Utilizar
adequadamente os sanitários;
- Valorizar
suas próprias produções, de outras crianças e da produção em geral;
- Valorizar
o diálogo como forma de lidar com os conflitos;
- Ter
iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda
se necessário;
- Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo, identificando as partes sua função e
importância e conhecendo suas sensações e limites.
|
- Participação
na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de
cooperação solidariedade e ajuda na relação com os outros.
- Identificação
progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as
quais convive, em situações de interação;
- Participação
em situações de brincadeiras nas quais as crianças escolham os
parceiros, os objetos, os temas, os espaços e os personagens;
- Conhecimento
e utilização de algumas regras elementares de convívio social e respeito
a elas;
- Participação
em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência
em grupo e aquelas referentes ao uso de materiais e do espaço, quando
isso for pertinente;
- Valorização dos cuidados com os
materiais de uso individual e coletivo;
- Expressão,
manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e
sentimentos em situações cotidianas;
- Iniciativa
para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda, se
necessário;
- Valorização
do diálogo como forma de lidar com os conflitos;
|
- Participação
na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de
cooperação solidariedade e ajuda na relação com os outros.
- Identificação
progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as
quais convive, em situações de interação;
- Participação
em situações de brincadeiras nas quais as crianças escolham os
parceiros, os objetos, os temas, os espaços e os personagens;
- Conhecimento
e utilização de algumas regras elementares de convívio social e respeito
a elas;
- Participação
em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência
em grupo e aquelas referentes ao uso de materiais e do espaço, quando
isso for pertinente;
- Valorização dos cuidados com os
materiais de uso individual e coletivo;
- Expressão,
manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e
sentimentos em situações cotidianas;
- Iniciativa
para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda, se
necessário;
- Valorização
do diálogo como forma de lidar com os conflitos;
|
- Expressão,
manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e
sentimentos em situações cotidianas, respeitando as mesmas manifestações
das pessoas com as quais convive.
- Iniciativa
e autonomia para resolver pequenos problemas do cotidiano.
- Participação
em situações de brincadeira nas quais as crianças escolham os parceiros,
os objetos e o espaço, agindo criativamente sobre eles.
- Valorização
e incorporação do diálogo como uma forma de lidar com os conflitos.
- Participação
de meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, cozinha,
pular corda, etc.
- Participação
na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de
cooperação, solidariedade em relação com os outros.
- Respeito
às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso,
estrutura, etc.
- Valorização da limpeza e
aparência pessoal.
- Valorização da cultura de
seu grupo de origem e de outros grupos e respeito a ela.
- Conhecimento e utilização
de algumas regras elementares de convívio social e respeito a elas.
- Participação em situações
que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e us
dos materiais e do espaço, quando isso for pertinente.
- Valorização dos cuidados
com os materiais de uso individual e coletivo.
- Participação em atividade
que envolvam a existência de regras e o respeito ao outro.
- Procedimentos básicos de
prevenção a acidentes e autocuidado.
- Identificação de situações
de risco no seu ambiente mais próximo.
|
CULTURA ORAL E ESCRITA
|
- Estimular
a expressão corporal e escrita;
- Realizar
leituras incidentais, de imagens, rótulos, numerais, vogais, palavras e
textos;
- Desenvolver
a linguagem oral gradativamente;
- Cantar,
ouvir e recontar histórias, fatos, par lendas, etc.;
- Conhecer
a função da escrita;
- Identificar
símbolos e sons das letras e palavras;
- Aprimorar
a linguagem escrita;
- Estimular
a expressão verbal e corporal aguçando a imaginação através das
brincadeiras populares;
- Conhecer
diversas cantigas que desenvolvam a memória a concentração e a sequencia
lógica;
- Refletir
e verbalizar hipóteses e experiências;
- Identificar
o alfabeto como um conjunto de sons e letras necessário para a
construção da leitura e escrita;
- Despertar
o gosto pela leitura e valorizá-la como fonte de informação e meio de
acesso ao mundo da comunicação;
- Compreender,
interpretar textos diversos;
- Colocar-se
no lugar do personagem.
|
- Uso de
linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos,
necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos e relatar
suas vivencias nas diversas situações de interação presentes no
cotidiano;
- Conhecimento
e participação de jogos verbais, poemas, canções, contos e adivinhações;
- Participações
nas situações em que os adultos leem textos de diferentes gêneros, como
poemas, contos, adivinhações e, também, textos informativos;
- Observação
e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, historias em
quadrinhos, etc;
- Reconhecimento
do próprio nome ( ou símbolo) dentro do conjunto de nomes do grupo, em
situações em que isso se faça necessário;
- Participação
em situações cotidianas nas quais o professor utiliza a escrita de
maneira contextualizada;
- Expressão
de ideias por meio do desenho;
- Prática
de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe sobre
o sistema de escrita em língua materna;
|
- Uso de
linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos,
necessidades, opiniões, ideias, preferências e sentimentos e relatar
suas vivencias nas diversas situações de interação presentes no
cotidiano;
- Elaboração
de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que
participa;
- Participação
em situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas ideias
e ponto de vista;
- Relato de
experiências vividas e narrações de fatos em consequência temporal e
casual;
- Reconto
de histórias conhecidas com aproximação as características da história
original no que se refere a descrição de personagens, cenários e
objetos;
- Conhecimento
e participação de jogos verbais, poemas, canções, contos e adivinhações;
- Participações
nas situações em que os adultos leem textos de diferentes gêneros, como
poemas, contos, adivinhações e, também, textos informativos;
- Observação
e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, historias em
quadrinhos, etc;
- Valorização
da leitura como fonte de prazer e entretenimento;
- Participação
em situações em que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira
convencional;
- Reconhecimento
do próprio nome ( ou símbolo) dentro do conjunto de nomes do grupo, em
situações em que isso se faça necessário;
- Participação
em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita;
- Produções
de textos coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins;
- Expressão
de ideias por meio do desenho;
- Prática
de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe no
momento, sobre o sistema de escrita em língua materna;
- Respeito
pela produção própria e aléia
- Escrita
do próprio nome em situação em
que isso se é necessário
- Trabalho
com as letras do alfabeto;
|
·
Uso da linguagem oral para conversar, brincar,
comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, ideias, preferências e
sentimentos e relatar suas vivencias as diversas situações do cotidiano.
·
Relato de experiências vividas e de interpretações
pessoais diante de informações recebidas nas diversas situações de
aprendizagem.
·
Narração de fatos em sequencia temporal e casual.
·
Elaboração de perguntas e respostas que deem conta
de explicar suas dúvidas, compreensão e curiosidade diante das diferentes
situações com as quais contata.
·
Participação em situações que envolvam a
necessidade de argumentar suas ideias e pontos de vista e de questionar as ideias
e pontos de vista do outro.
·
Conhecimento, reprodução e interpretação de jogos
verbais, como rimas, adivinhas, poemas e canções.
·
Reconto de histórias conhecidas, considerando suas
características originais no que se refere à descrição de personagens,
cenários e objetos, sem ajuda do professor.
-Participação nas situações em que os adultos leem
textos de diferentes gêneros: poemas, histórias infantis, etc.
-Observação, manuseio e leitura hipotética de
materiais impressos, como livros, revistas, gibis, etc; previamente
apresentados ao grupo.
- Valorização da leitura como fonte de prazer, de
entretenimento, de comunicação e de informação.
- Leitura hipotética de palavras, tendo como
referencia a imagem de algo que a represente e / ou sua letra inicial.
-Participação em situações cotidianas nas quais se
faz necessário o uso da escrita, apresentando hipóteses a respeito do valor
sonoro das letras iniciais de uma palavra.
- -Escrita do próprio nome
em situações em que se faça necessária sua identificação pessoal, sem
recorrer a um referencial.
- Reconhecimento dos nomes
de algumas pessoas do grupo e dos elementos que compõem o espaço da sala
de aula.
- Identificação das letras
do alfabeto associando-as ou não aos valores sonoros convencionais.
- Prática de escrita de
próprio punho, utilizando conhecimento de que dispõem no momento, sobre o sistema de
escrita materna.
- Respeito pela sua própria
produção e produção alheia.
|
RELAÇÕES
MATEMÁTICAS
|
- Reconhecer
a quantidade, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou
registros;
- Identificar
os números nos diferentes contextos em que se encontram;
- Relacionar
número a sua respectiva quantidade;
- Explorar
algumas regularidades e regras presentes na seqüência dos números
naturais e ordinais;
- Utilizar
o raciocínio lógico matemático para resolver e registrar problemas que
envolvam o emprego de noções simples e calculo mental;
- Registrar
e comparar as escritas numéricas;
- Comparar
e identificar as grandezas utilizando os diferentes procedimentos;
- Marcar
o tempo por meio de calendários;
- Ler
e utilizar tabelas e gráficos;
- Explorar,
identificar e representar propriedades geométricas de objetos e figuras,
como formas, tipos de contornos, faces planas, etc.;
- Seguir
a ordem lógica do tempo (ontem, hoje, amanhã);
- Organizar
ordem cronológica do dia;
- Situar-se
no tempo e no espaço;
- Diferenciar
cores, formas, texturas, tamanhos e espessuras, por meio da seriação e
classificação
|
- Utilização
a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças
reconheçam as suas necessidades;
- Construção
das primeiras ideias sobre quantidade;
- Utilização
de noções simples de calculo mental, como ferramenta para resolver
problemas;
- Exploração
de diferentes procedimentos para comparar grandezas;
- Introdução
as noções de medidas de comprimento por meio da utilização de medidas
não convencionais;
- Introdução
a noção de medidas de tempo;
- Explicitação
e/ou representação da posição de pessoas e objetos utilizando
vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas
situações nas quais as crianças considerem necessárias essas ações;
- Exploração
e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como
formas, tipos de contornos, faces, etc;
|
- Utilização
a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças
reconheçam as suas necessidades;
- Utilização
de noções simples de calculo mental, como ferramenta para resolver
problemas;
- Exploração
de diferentes procedimentos para comparar grandezas;
- Explicitação
e/ou representação da posição de pessoas e objetos utilizando
vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas
situações nas quais as crianças considerem necessárias essas ações;
- Exploração
e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como
formas, tipos de contornos, faces, etc;
- Comunicação
de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e /ou
registros não convencionais;
- Identificação
da posição de um objeto numa série;
- Identificação
de números nos diferentes contextos em que se encontram;
- Comparação
de escritas numéricas, identificando algumas regularidades;
- Representações
bidimensionais e tridimensionais de objetos;
*Conceitos matemáticos (em cima/
embaixo, frente/atrás, dentro/fora, grande/pequena, maior/menor);
*Cálculos;
*Aumentar/diminuir (subtração/ adição);
*Jogos;
*Resolução de problemas (em diferentes
situações);
*Relacionar números a quantidade representativa (0 a
10);
*Cálculos – raciocínios lógicos;
*Números naturais e ordinais;
*Unidades de medida;
*Tabelas e gráficos;
*Propriedades geométricas;
*Ordem lógica do tempo;
*Ordem cronológica do dia;
*Seriação e classificação;
|
- Utilização da contagem
oral nas brincadeiras, em situações cotidianas em que se faz necessário
em outras nas quais as crianças reconheçam suas necessidades.
- Comunicação de
quantidades, utilizando a linguagem oral, anotação numérica e / ou registros
não convencionais.
- Identificação de números
nos diferentes contextos em que se encontram.
- Identificação da posição
do número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.
- Associação e registro de
um número relacionando-o à sua respectiva quantidade.
- Identificação e registro
de número.
- Utilização de materiais
manipuláveis e de noções simples de cálculo mental como ferramenta para
resolve e registrar problemas.
- Comparação e identificação
de grandezas, utilizando diferentes procedimentos.
- Introdução à utilização de
medidas de tempo convencionais (relógio) relacionadas às não
convencionais.
- Marcação de tempo por meio
de calendários.
- Exploração, identificação
e representação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como
formas, tipo de contornos, bi dimensionalidade, tridimensionalidade,
faces planas, lados retos, etc.
- Representação da posição
de pessoas e objetos numa cena, empregando vocabulário pertinente para
identificar ambos, nesta e em outra situações que se fizer necessário.
- Representação de
situações, identificando pontos de referencia em relação aos elementos
registrados.
- Representação gráfica de
produções em que se faça presente o uso de elementos tridimensionais.
- Descrição e representação
de ambientes, pequenos percursos e trajetos.
|
NATUREZA E CULTURA:
DIVERSIDADE
|
- Identificar
alguns papeis sociais existentes em seu grupo de convívio, dentro e fora
da escola;
- Conscientizar
os alunos sobre a importância da higiene para sua vida, bem como a
estética e postura;
- Cumprir
a combinação de regras de convivência em grupo e aquelas referentes a
uso de materiais e do espaço escolar;
- Participar
de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, danças e
canções que digam respeito às tradições de sua comunidade e de outras,
buscando meios de conhecê-las;
- Valorizar
e preservar os espaços coletivos e o meio ambiente;
- Conhecer
os cuidados necessários à preservação da vida e do meio ambiente;
- Identificar
aspectos ecológicos: água, ar, solo, danos causados pela ação do homem;
- Diferenciar
a água potável e a água poluída;
- Diferenciar
a zona rural da zona urbana;
- Explorar
e estabelecer relações com o meio ambiente e as diferentes formas de
vida;
- Diferenciar
espécies de animais, ciclo de vida e habitat;
- Classificar
os animais, estabelecendo relações entre o meio e as formas de vida
existentes, valorizando sua importância para a preservação da qualidade
de vida e perpetuação das diferentes espécies;
- Identificar
similaridade e diferenças entre seres vivos e brutos;
- Valorizar.e
respeitar as diferentes estruturas familiares;
- Conhecer
e diferenciar os vários tipos de moradia;
|
- Participação
em atividades que envolvam brincadeiras e canções que digam respeito às
tradições culturais de suas comunidades e de outras;
- Identificação
de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e
fora da instituição;
- Valorização
de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do
ambiente;
- Cuidados
no uso dos objetos do cotidiano, relacionadas a segurança e a prevenção
de acidentes;
- Conhecimento
de algumas propriedades e objetos;
- Conhecimentos
de algumas propriedades de alimentos e plantas;
- Percepção dos cuidados com
o corpo, com a prevenção de acidentes e com saúde de forma geral;
- Valorização de atitudes
relacionadas à saúde e bem estar, individual e coletivo;
- Valorização da vida nas
situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
- Conhecimento dos cuidados
básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e
cultivo;
|
- Participação
em atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções que digam
respeito às tradições culturais de suas comunidades e de outras;
- Valorização
de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do
ambiente e atitudes de manutenção desses espaços;
- Percepção dos cuidados
necessários a preservação da vida e do ambiente;
- Valorização da vida nas
situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
- Conhecimento de modos de
ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado;
- Valorização do patrimônio
cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas
de expressão cultural;
- Reconhecimento de algumas
características de objetos produzidos em diferentes épocas e por
diferentes grupos sociais;
- Reconhecimento da
importância da água para os seres vivos;
- Estabelecimento de algumas
relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características
e suas necessidades vitais;
|
- Participação em atividades
que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, danças e canções que dizem
respeito às tradições de sua comunidade e de outras, buscando meios de
conhecê-las.
- Conhecimento de modos de
ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do
passado, identificando características próprias do grupo em que está
inserido.
- Identificação e
reconhecimento da importância de alguns papéis sociais existentes em
seus grupos de convívio dentro e fora da instituição.
- Valorização do patrimônio
cultural do seu grupo social e conhecimento de diferentes formas de expressão
cultural do mesmo.
- Observação da paisagem
local
(
diferentes moradias) .
·
Utilização, com ou sem ajuda dos adultos, de
imagens ou outros registros para observação de mudanças ocorridas nas
paisagens ao longo do tempo, identificando a ação do homem sobre estas.
·
Valorização e prática de atitudes que visem à
manutenção dos espaços por onde circula e de outros.
·
Conhecimento do processo de produção de alguns
objetos que utilizam no seu cotidiano.
·
Participação em atividades que envolvam processo
de confecção de objetos.
·
Reconhecimento de algumas características de
objetos produzidos em diferentes épocas e por diversos grupos sociais.
·
Cuidado com uso dos objetos do cotidiano,
relacionados à conservação, manutenção e segurança.
·
Identificação das características e necessidades
vitais dos seres vivos, estabelecendo as relações diferenças entre eles.
·
Conhecimento das ações do homem sobre o meio
ambiente.
·
Percepção e prática de alguns cuidados necessários
à preservação da vida e do ambiente.
·
Valorização e prática de atitudes relacionadas ao
bem-estar individual e coletivo.
·
Estabelecimento de relações entre os elementos e
os fenômenos da natureza, identificando a ação dos mesmos sobre o meio
ambiente.
|
LINGUAGENS DA ARTE
|
- Organizar
e cuidar os materiais no espaço físico da escola;
- Conhecer
a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas,
esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, etc.;
- Observar
elementos constituintes da linguagem visual: ponto, forma, cor, volume,
contraste, luz e textura;
- Ler
e apreciar obras de arte através da observação, narração, descrição e
interpretação de imagens e objetos.
- Proceder
a evolução do grafismo infantil;
|
- Criação
de desenhos pinturas e colagens a partir do seu próprio repertório;
- Exploração
das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais para o fazer
artístico;
- Organização
e cuidado com os materiais no espaço físico da sala;
- Respeito
e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;
- Valorização
de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção da arte
em geral;
- Apreciação
das suas produções e das outras crianças, por meio de observação e
leitura de alguns elementos da linguagem plástica;
- Observação
e identificação de imagens diversas;
- Participação
em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou improvisação musical;
- Repertório
de canções para desenvolver a memória musical;
- Escuta de
obras musicais de diversos gêneros da produção musical brasileira;
|
- Criação
de desenhos pinturas, colagens e modelagens a partir do seu próprio
repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais:
ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.;
- Organização
e cuidado com os materiais no espaço físico da sala;
- Respeito
e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;
- Valorização
de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção da arte
em geral;
- Apreciação
das suas produções e das outras crianças, por meio de observação e
leitura de alguns elementos da linguagem plástica;
- Participação
em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou improvisação musical;
- Repertório
de canções para desenvolver a memória musical;
- Escuta de
obras musicais de diversos gêneros da produção musical brasileira;
- Conhecimento
da diversidade de produções artísticas, como desenhos, pintura,
esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema,
etc.;
- Observação
dos elementos constituintes da linguagem visual: ponto, linha, forma,
cor, volume, contraste, luz, textura;
- Leitura
de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e
interpretação de imagens e objetos;
- Apreciação
de produções artísticas e estabelecimento de correlação com as
experiências pessoais;
- Dramatização
de histórias contadas e musicas, fazendo uso da linguagem teatral;
- Reconhecimento
e utilização expressiva, em contextos musicais, das diferentes
características geradas pelo silencio e pelos sons: altura, duração,
intensidade e timbre;
- Reconhecimento
e utilização das variações de velocidade e densidade na organização e
realização de algumas produções musicais;
- Reconhecimento
de elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem
etc.;
- Informações
a respeito das obras ouvidas e de seus compositores, para iniciar seus
conhecimentos sobre a produção musical;
|
- Criação
de desenhos, pinturas, colagens e modelagens a partir de seu próprio
repertoriam e da utilização dos elementos da linguagem das Artes
Visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.
- Organização
e cuidado com os materiais no espaço físico da sala.
- Respeito
e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo.
- Valorização
de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção da arte
em geral.
- Exploração
dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de suas
atividades.
- Conhecimento
da diversidade de produções artísticas, como desenhos, pinturas,
esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema,
etc.
- Apreciação
das suas produções e das dos outros, por meio da observação e leitura de
alguns elementos da linguagem plástica.
- Leitura de obras de arte
com base na observação, narração, descrição e interpretação de imagens e
objetos.
·
Apreciação de produções artísticas e
estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.
- Reconhecimento e
utilização expressiva, em contextos musicais, das diferentes
características geradas pelo silencio e pelos sons: altura, duração,
intensidade e timbre.
- Reconhecimento e utilização das variações de
velocidade e densidade na organização e realização de algumas produções
musicais.
- Participação em jogos e brincadeiras que
envolvam o ritmo, a dança e / ou improvisação musical.
- Repertorio de canções para desenvolver memória
musical, o ritmo e expressão corporal.
- Escuta e interpretação de obras musicais de
diversos estilos e de produção brasileira.
- Reconhecimento de elementos musicais básicos:
frases, partes, elementos que se repetem, etc.
-Informações a respeito das obras ouvidas e de
seus compositores, para ampliar seus conhecimentos sobre a produção
musical.
|
CORPO E MOVIMENTO
|
- Perceber
estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de dança,
de brincadeiras e outros movimentos;
- Valorizar
e ampliar as possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e
utilização de diferentes modalidades da dança;
- Perceber
as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do
próprio corpo;
- Participar
de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar,
pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc., para ampliar gradualmente o
conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento;
- Valorizar
suas conquistas corporais;
- Manipular
materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas
habilidades manuais;
- Construir
a idéia de espaço por meio da ação e do movimento.
- Desenvolver
as potencialidades da criança através dos movimentos;
- Respeitar
as diferenças em relação ao corpo;
- Trabalhar
a psicomotricidade, esquema corporal, equilíbrio, coordenação motora
global, tônus e percepção auditiva;
- Comunicar-se
através da expressão corporal e facial.
|
- Utilização
expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas
brincadeiras;
- Percepção
de estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da
dança, brincadeiras e outros movimentos;
- Valorização
e ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento
e utilização de diferentes modalidades da dança;
- Participação
em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar,
pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc., para ampliar gradualmente o
conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento;
- Valorização
das suas conquistas corporais;
- Manipulação
de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de sua
habilidade manual;
- Utilização
dos recursos e deslocamento e das habilidades de força, velocidade,
resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais
participa;
|
- Utilização
expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas
brincadeiras;
- Percepção
de estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da
dança, brincadeiras e outros movimentos;
- Valorização
e ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento
e utilização de diferentes modalidades da dança;
- Participação
em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar,
pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc., para ampliar gradualmente o
conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento;
- Valorização
das suas conquistas corporais;
- Manipulação
de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de sua
habilidade manual;
- Utilização
dos recursos e deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência
e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa;
|
- Utilização expressiva
intencional do movimento como forma de comunicação, nas situações
cotidianas ou em brincadeiras.
- Valorização e ampliação
das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização
de diferentes modalidades da dança.
- Percepção de estruturas
rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, de
brincadeiras e de outros movimentos que sejam pertinentes a uma
determinada situação.
- Percepção , identificação
e expressão das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e
integridade do próprio corpo.
- Participação em
brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar,
pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc, para ampliar gradualmente o
conhecimento e o controle sobre o corpo e o movimento.
- Utilização dos recursos de
deslocamento e das habilidades força, velocidade, resistência e
flexibilidade nos jogos e brincadeiras nos quais participa.
- Valorização de suas
conquistas corporais e das do outro, identificando e respeitando as
limitações de ambos.
- Manipulação de brinquedos
ou outros materiais e produção de objetos diversos para aperfeiçoamento
de suas habilidades manuais.
|