Educação Física
OBJETIVO GERAL
ü Participar de atividades corporais, estabelecendo
relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando
características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem
discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
ü Repudiar qualquer espécie de violência, adotando
atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade nas práticas da cultura
corporal de movimento;
ü Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da
pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo,
percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre
diferentes grupos sociais e étnicos;
ü Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente,
adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais,
relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de melhoria da saúde
coletiva;
ü Solucionar problemas de ordem corporal em
diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com
as possibilidades considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das
competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e que devem
ocorrer de modo saudável e equilibrado;
ü Reconhecer condições de trabalho que comprometam os
processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para
os outros, reivindicando condições de vida dignas;
ü Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza
e desempenho que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção
dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões
divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito;
ü Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma
autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais
de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade do ser humano e um direito do
cidadão em busca de uma melhor qualidade de vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
üParticipar
de atividades de natureza relacional, reconhecendo e respeitando suas
características físicas e de desempenho motor, bem como a de seus colegas, sem
discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais.
Apropriar-se de processos de aperfeiçoamento das capacidades físicas, das
habilidades motoras próprias das situações relacionais, aplicando-os com
discernimento em situações-problema que surjam no cotidiano;
üAdotar
atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade na prática dos jogos e
dos esportes, buscando encaminhar os conflitos de forma não violenta, pelo diálogo.
Evitar o caráter competitivo em qualquer contexto;
üConhecer,
valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da
cultura corporal, adotando uma postura despojada de preconceitos ou
discriminações por razões sociais, sexuais ou culturais. Reconhecer e valorizar
as diferenças de desempenho, linguagem e expressividade decorrentes, inclusive,
dessas mesmas diferenças culturais, sexuais e sociais. Relacionar a diversidade
de manifestações da cultura corporal de seu ambiente e de outros, com o
contexto em que são produzidas e valorizadas;
üAprofundar-se
no conhecimento dos limites e das possibilidades do próprio corpo de forma a
poder controlar algumas de suas posturas e atividades corporais com autonomia e
valorizá-las como recurso para melhoria das suas aptidões físicas.
üOrganizar e praticar atividades corporais, valorizando-as como recurso
para usufruto do tempo disponível, bem como ter a capacidade de alterar ou
interferir nas regras convencionais, com o intuito de torná-las mais adequadas
ao momento do grupo, favorecendo a inclusão dos praticantes.
üConhecer,
organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais
adequados para promoção de atividades corporais e de lazer, reconhecendo-as
como uma necessidade do ser humano e um direito do cidadão, em busca de uma
melhor qualidade de vida.
EDUCAÇÃO
INFANTIL
Maternal I, II (Fazem parte das
diretrizes, mas não foram executados, por não ter aula de educação física)
· Habilidades motoras básicas
ü Habilidades
motoras básicas locomotoras: rolar, quadrupedar, rastejar, trepar, bipediar,
caminhar, correr, saltar, saltitar, galopar.
ü Habilidades
motoras básicas manipulativas: manter contato, carregar, levantar, empurrar,
puxar, equilibrar, balançar.
ü Habilidades
motoras básicas de propulsão: bater, rebater, chutar, arremessar, receber,
pegar com as mãos e corpo.
ü Habilidades
motoras básicas não locomotoras; equilibrar, sentar, agachar, em pé, movimentos
axiais, relaxamento.
· Psicomotricidade
ü Esquema
corporal, lateralidade (frente/traz, em cima/em baixo, grande/pequeno),
orientação espaço temporal, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora
geral.
· Habilidades físicas
ü Velocidade,
agilidade, equilíbrio, coordenação motora, resistência, força, ritmo,
orientação espacial, flexibilidade, descontração.
· Atividades rítmicas
ü Brincadeiras
cantadas.
ü Rodas
cantadas.
ü Dança/
Expressividade.
ü Músicas
infantis.
ü Músicas
culturais.
· Desenvolvimento cognitivo
ü Comunicação.
ü Desenvolvimento
de estratégias.
ü Percepção.
ü Expressão.
ü Superação.
· Desenvolvimento afetivo
ü Aprendizagem de valores, como
responsabilidade, solidariedade, sociabilidade, disciplina, organização,
autoconfiança, autocontrole, companheirismo, respeito.
Grupo 3,
4, 5
· Habilidades motoras básicas
ü Habilidades
motoras básicas locomotoras: rolar, quadrupedar, rastejar, trepar, bipediar,
caminhar, correr, saltar, saltitar, galopar.
ü Habilidades
motoras básicas manipulativas: manter contato, carregar, levantar, empurrar,
puxar, equilibrar, balançar.
ü Habilidades
motoras básicas de propulsão: bater, rebater, chutar, arremessar, receber,
pegar com as mãos e corpo.
ü Habilidades
motoras básicas não locomotoras; equilibrar, sentar, agachar, em pé, movimentos
axiais, relaxamento.
· Psicomotricidade
ü Esquema
corporal, lateralidade (frente/traz, em cima/em baixo, grande/pequeno),
orientação espaço temporal, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora
geral.
· Habilidades físicas
ü Velocidade,
agilidade, equilíbrio, coordenação motora, resistência, força, ritmo,
orientação espacial, flexibilidade, descontração.
· Atividades rítmicas
ü Brincadeiras
cantadas.
ü Rodas
cantadas.
ü Dança/
Expressividade.
ü Músicas
infantis.
ü Músicas
culturais.
· Desenvolvimento cognitivo
ü Comunicação.
ü Desenvolvimento
de estratégias.
ü Percepção.
ü Expressão.
ü Superação.
· Desenvolvimento afetivo
ü Aprendizagem
de valores, como responsabilidade, solidariedade, sociabilidade, disciplina,
organização, autoconfiança, autocontrole, companheirismo, respeito.
JOGOS/
BRINCADEIRAS
· Jogos tradicionais (pega-pega,
amarelinha e etc...);
· Jogos de construção (construindo
e explorando os brinquedos confeccionados com materiais alternativos);
· Jogos motores: (organizar
esquemas que podem auxiliar as crianças a realizar as mais diferentes
atividades);
· Jogos rítmicos (brincadeiras
rítmicas de correr, dançar, brinquedos cantados e cantigas de roda);
· Jogos de percepção: (capacidade
de interpretar as impressões que os sentidos nos trazem)
· Jogos de faz de conta: (o
professor procura centralizar o pensamento das crianças em um tema para que ela
imagine e crie o faz de conta);
· Jogos de raciocínio (dominó,
quebra-cabeça, jogo da memória e xadrez.)
ENSINO
FUNDAMENTAL
1º AO 5 ºANO
· Habilidades motoras básicas/
Ginástica
ü Habilidades
motoras básicas locomotoras: rolar, quadrupediar, rastejar, trepar, bipediar,
caminhar, correr, saltar, saltitar, galopar.
ü Habilidades
motoras básicas manipulativas: manter contato, carregar, levantar, empurrar,
puxar, equilibrar, balançar.
ü Habilidades
motoras básicas de propulsão: bater, rebater, chutar, arremessar, receber,
pegar com as mãos e corpo.
ü Habilidades
motoras básicas não locomotoras; equilibrar, sentar, agachar, em pé, movimentos
axiais, relaxamento.
· Psicomotricidade
ü Esquema
corporal, lateralidade, orientação espaço temporal, equilíbrio, freio
inibitório, coordenação motora geral.
ü Conceitos
matemáticos: frente/traz, em cima/em baixo, grande/pequeno.
· Habilidades físicas
ü Velocidade,
agilidade, equilíbrio, coordenação motora geral, resistência força, ritmo,
orientação espacial, flexibilidade, descontração.
· Atividades rítmicas
ü Brincadeiras
cantadas.
ü Rodas
cantadas.
ü Dança/
Expressividade.
ü Músicas
infantis.
ü Músicas
culturais.
· Desenvolvimento cognitivo
üComunicação.
üDesenvolvimento de estratégias.
üPercepção.
üExpressão.
üSuperação.
Desenvolvimento afetivo
ü Aprendizagem
de valores, como responsabilidade, solidariedade, sociabilidade disciplina,
organização, autoconfiança, autocontrole, companheirismo, respeito.
JOGOS
ü Jogos tradicionais (pega-pega,
amarelinha, caçador, caça bandeira e etc...);
ü Jogos de construção (construindo
e explorando os brinquedos confeccionados com materiais alternativos);
ü Jogos motores: (organizar
esquemas que podem auxiliar as crianças a realizar as mais diferentes
atividades);
ü Jogos rítmicos (brincadeiras
rítmicas de correr, dançar, brinquedos cantados e cantigas de roda);
ü Jogos de raciocínio (xadrez,
dominó, dama, etc);
APRESENTAÇÃO
ESPORTIVA 4º ANO
ü
Apresentação
do material.
ü
Atividades
lúdicas.
ü
Jogos
desportivos sem cobrança de regras.
INICIAÇÃO
DESPORTIVA 5º ANO
A iniciação desportiva é mais flexível em relação ao esporte propriamente dito,
suas regras não possui caráter oficial, não focados no desempenho
técnico/tático, mais na vivência social e na ampliação das vivências dos
alunos. Os esportes trabalhados são: atletismo, futsal, handebol, voleibol e
basquete.
ENSINO
FUNDAMENTAL
6º AO 9 ºANO
Os itens citados abaixo, serão trabalhados em
consonância com o esporte:
· Psicomotricidade
ü Esquema
corporal, lateralidade, orientação espaço temporal, equilíbrio, freio
inibitório, coordenação motora geral.
ü Conceitos
matemáticos: frente, traz, em cima, em baixo, grande pequeno.
· Habilidades físicas
ü Velocidade,
agilidade, equilíbrio, coordenação motora geral, resistência força, ritmo,
orientação espacial, flexibilidade, descontração.
· Desenvolvimento cognitivo
ü
Comunicação.
ü
Desenvolvimento
de estratégias.
ü
Percepção.
ü
Expressão.
ü
Superação.
· Desenvolvimento afetivo
ü Aprendizagem
de valores, como responsabilidade, solidariedade, sociabilidade disciplina,
organização, autoconfiança, autocontrole, companheirismo, respeito.
ESPORTE
1º
bimestre
ATLETISMO:
ü História do atletismo;
ü Regras;
ü Fundamentos básicos para a
iniciação;
ü Sinais oficiais da arbitragem;
CONTEÚDO PARA INICIAÇÃO:
ü Corridas de velocidade, meio
fundo e fundo;
ü Revezamento;
ü Salto em distancia, salto triplo
e salto em altura;
ü Lançamentos: dardo, disco,
pelota, martelo e peso (teoricamente);
2º
BIMESTRE
FUTSAL:
ü História do futsal;
ü Noções de regras;
ü Fundamentos básicos para
iniciação;
ü
Sinais
oficiais da arbitragem.
·
CONTEÚDOS PARA INICIÇÃO:
ü Condução de bola com parte
interna e externa do pé;
ü Condução de bola alternando os
pés;
ü Domínio com a sola do pé, peito e
coxa;
ü Passes com a parte interna,
elevação e sola do pé;
ü Chute com a parte interna do pé,
com o peito do pé, volêio e bico;
ü Refinamento das destrezas motoras
básicas (condução de bola, domínio, passe e chute).
ü Marcação mista;
ü Sistema de jogo.
·
3º BIMESTRE
·
HANDEBOL:
ü
História
do handebol;
ü
Regras;
ü
Fundamentos
básicos para a iniciação;
ü
Sinais
oficiais da arbitragem;
·
CONTEUDO PARA INICIAÇÃO:
ü Arremesso parado e em suspensão;
ü Finta;
ü Passes;
ü Ritmo trifásico;
ü Jogos pré-desportivos;
ü Defesa;
ü Ataque;
ü Contra-ataque (sustentado)
ü BASQUETE:
ü Obs.: Alguns conceitos
trabalhados teoricamente:
ü História do basquete;
ü Regras e alguns fundamentos.
·
4º BIMESTRE
ü VOLEIBOL:
ü História do voleibol;
ü Regras;
ü Fundamentos básicos para a
iniciação;
ü Sinais oficiais da arbitragem.
CONTEÚDOS PARA INICIÇÃO
ü Saque por baixo;
ü Saque por cima;
ü Manchete;
ü Recepção;
ü Toque;
ü Defesa;
ü Ataque;
ü Cortada;
ü Levantamento;
ü Bloqueio individual e duplo;
ü Sistema de jogo 6X0;
ü Sistema de jogo defensivo.
Obs.: o xadrez será trabalhado durante o ano todo
intercalado entre os esportes
Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:
Daiana Vieira
Daniela Machado
Anna Paula Masson
Josseane Benjamini
Raquiela Pires
Marcia Ubiali
Kelber Dutra
Clair José da Silva
Juliane Levinski
Dalila Rosana Hack
Mariana Poletto