Educação Física 2013



Educação Física

OBJETIVO GERAL

ü Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
ü Repudiar qualquer espécie de violência, adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade nas práticas da cultura corporal de movimento;
ü Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais e étnicos;
ü Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de melhoria da saúde coletiva;
ü Solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e que devem ocorrer de modo saudável e equilibrado;
ü Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições de vida dignas;
ü Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e desempenho que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito;
ü Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade do ser humano e um direito do cidadão em busca de uma melhor qualidade de vida.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

üParticipar de atividades de natureza relacional, reconhecendo e respeitando suas características físicas e de desempenho motor, bem como a de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. Apropriar-se de processos de aperfeiçoamento das capacidades físicas, das habilidades motoras próprias das situações relacionais, aplicando-os com discernimento em situações-problema que surjam no cotidiano;
üAdotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade na prática dos jogos e dos esportes, buscando encaminhar os conflitos de forma não violenta, pelo diálogo. Evitar o caráter competitivo em qualquer contexto;
üConhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura despojada de preconceitos ou discriminações por razões sociais, sexuais ou culturais. Reconhecer e valorizar as diferenças de desempenho, linguagem e expressividade decorrentes, inclusive, dessas mesmas diferenças culturais, sexuais e sociais. Relacionar a diversidade de manifestações da cultura corporal de seu ambiente e de outros, com o contexto em que são produzidas e valorizadas;
üAprofundar-se no conhecimento dos limites e das possibilidades do próprio corpo de forma a poder controlar algumas de suas posturas e atividades corporais com autonomia e valorizá-las como recurso para melhoria das suas aptidões físicas.
üOrganizar e praticar atividades corporais, valorizando-as como recurso para usufruto do tempo disponível, bem como ter a capacidade de alterar ou interferir nas regras convencionais, com o intuito de torná-las mais adequadas ao momento do grupo, favorecendo a inclusão dos praticantes.
üConhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promoção de atividades corporais e de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade do ser humano e um direito do cidadão, em busca de uma melhor qualidade de vida.


EDUCAÇÃO INFANTIL

Maternal I, II (Fazem parte das diretrizes, mas não foram executados, por não ter aula de educação física)

·         Habilidades motoras básicas
ü  Habilidades motoras básicas locomotoras: rolar, quadrupedar, rastejar, trepar, bipediar, caminhar, correr, saltar, saltitar, galopar.
ü  Habilidades motoras básicas manipulativas: manter contato, carregar, levantar, empurrar, puxar, equilibrar, balançar.
ü  Habilidades motoras básicas de propulsão: bater, rebater, chutar, arremessar, receber, pegar com as mãos e corpo.
ü  Habilidades motoras básicas não locomotoras; equilibrar, sentar, agachar, em pé, movimentos axiais, relaxamento.

·         Psicomotricidade
ü   Esquema corporal, lateralidade (frente/traz, em cima/em baixo, grande/pequeno), orientação espaço temporal, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora geral.

·         Habilidades físicas
ü  Velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação motora, resistência, força, ritmo, orientação espacial, flexibilidade, descontração.

·         Atividades rítmicas
ü  Brincadeiras cantadas.
ü  Rodas cantadas.
ü  Dança/ Expressividade.
ü  Músicas infantis.
ü  Músicas culturais.
·         Desenvolvimento cognitivo
ü  Comunicação.
ü   Desenvolvimento de estratégias.
ü  Percepção.
ü  Expressão.
ü  Superação.
·         Desenvolvimento afetivo
ü  Aprendizagem de valores, como responsabilidade, solidariedade, sociabilidade, disciplina, organização, autoconfiança, autocontrole, companheirismo, respeito.


Grupo 3, 4, 5

·         Habilidades motoras básicas
ü  Habilidades motoras básicas locomotoras: rolar, quadrupedar, rastejar, trepar, bipediar, caminhar, correr, saltar, saltitar, galopar.
ü  Habilidades motoras básicas manipulativas: manter contato, carregar, levantar, empurrar, puxar, equilibrar, balançar.
ü  Habilidades motoras básicas de propulsão: bater, rebater, chutar, arremessar, receber, pegar com as mãos e corpo.
ü  Habilidades motoras básicas não locomotoras; equilibrar, sentar, agachar, em pé, movimentos axiais, relaxamento.

·         Psicomotricidade
ü   Esquema corporal, lateralidade (frente/traz, em cima/em baixo, grande/pequeno), orientação espaço temporal, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora geral.

·         Habilidades físicas
ü  Velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação motora, resistência, força, ritmo, orientação espacial, flexibilidade, descontração.

·         Atividades rítmicas
ü  Brincadeiras cantadas.
ü  Rodas cantadas.
ü  Dança/ Expressividade.
ü  Músicas infantis.
ü  Músicas culturais.
·         Desenvolvimento cognitivo
ü  Comunicação.
ü   Desenvolvimento de estratégias.
ü  Percepção.
ü  Expressão.
ü  Superação.
·         Desenvolvimento afetivo
ü  Aprendizagem de valores, como responsabilidade, solidariedade, sociabilidade, disciplina, organização, autoconfiança, autocontrole, companheirismo, respeito.



JOGOS/ BRINCADEIRAS

·         Jogos tradicionais (pega-pega, amarelinha e etc...);
·         Jogos de construção (construindo e explorando os brinquedos confeccionados com materiais alternativos);
·         Jogos motores: (organizar esquemas que podem auxiliar as crianças a realizar as mais diferentes atividades);
·         Jogos rítmicos (brincadeiras rítmicas de correr, dançar, brinquedos cantados e cantigas de roda);
·         Jogos de percepção: (capacidade de interpretar as impressões que os sentidos nos trazem)
·         Jogos de faz de conta: (o professor procura centralizar o pensamento das crianças em um tema para que ela imagine e crie o faz de conta);
·         Jogos de raciocínio (dominó, quebra-cabeça, jogo da memória e xadrez.)



ENSINO FUNDAMENTAL

1º AO 5 ºANO


·         Habilidades motoras básicas/ Ginástica
ü  Habilidades motoras básicas locomotoras: rolar, quadrupediar, rastejar, trepar, bipediar, caminhar, correr, saltar, saltitar, galopar.
ü  Habilidades motoras básicas manipulativas: manter contato, carregar, levantar, empurrar, puxar, equilibrar, balançar.
ü  Habilidades motoras básicas de propulsão: bater, rebater, chutar, arremessar, receber, pegar com as mãos e corpo.
ü  Habilidades motoras básicas não locomotoras; equilibrar, sentar, agachar, em pé, movimentos axiais, relaxamento.

·         Psicomotricidade
ü   Esquema corporal, lateralidade, orientação espaço temporal, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora geral.
ü  Conceitos matemáticos: frente/traz, em cima/em baixo, grande/pequeno.


·         Habilidades físicas
ü  Velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação motora geral, resistência força, ritmo, orientação espacial, flexibilidade, descontração.

·         Atividades rítmicas
ü  Brincadeiras cantadas.
ü  Rodas cantadas.
ü  Dança/ Expressividade.
ü  Músicas infantis.
ü  Músicas culturais.

·         Desenvolvimento cognitivo
üComunicação.
üDesenvolvimento de estratégias.
üPercepção.
üExpressão.
üSuperação.

Desenvolvimento afetivo
ü  Aprendizagem de valores, como responsabilidade, solidariedade, sociabilidade disciplina, organização, autoconfiança, autocontrole, companheirismo, respeito.

JOGOS

ü Jogos tradicionais (pega-pega, amarelinha, caçador, caça bandeira e etc...);
ü Jogos de construção (construindo e explorando os brinquedos confeccionados com materiais alternativos);
ü Jogos motores: (organizar esquemas que podem auxiliar as crianças a realizar as mais diferentes atividades);
ü Jogos rítmicos (brincadeiras rítmicas de correr, dançar, brinquedos cantados e cantigas de roda);
ü Jogos de raciocínio (xadrez, dominó, dama, etc);


APRESENTAÇÃO ESPORTIVA 4º ANO
ü         Apresentação do material.
ü         Atividades lúdicas.
ü         Jogos desportivos sem cobrança de regras.

INICIAÇÃO DESPORTIVA 5º ANO
           
            A iniciação desportiva é mais flexível em relação ao esporte propriamente dito, suas regras não possui caráter oficial, não focados no desempenho técnico/tático, mais na vivência social e na ampliação das vivências dos alunos. Os esportes trabalhados são: atletismo, futsal, handebol, voleibol e basquete.



ENSINO FUNDAMENTAL

6º AO 9 ºANO

Os itens citados abaixo, serão trabalhados em consonância com o esporte:

·         Psicomotricidade
ü   Esquema corporal, lateralidade, orientação espaço temporal, equilíbrio, freio inibitório, coordenação motora geral.
ü  Conceitos matemáticos: frente, traz, em cima, em baixo, grande pequeno.


·         Habilidades físicas
ü  Velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação motora geral, resistência força, ritmo, orientação espacial, flexibilidade, descontração.

·         Desenvolvimento cognitivo
ü  Comunicação.
ü  Desenvolvimento de estratégias.
ü  Percepção.
ü  Expressão.
ü  Superação.

·         Desenvolvimento afetivo
ü  Aprendizagem de valores, como responsabilidade, solidariedade, sociabilidade disciplina, organização, autoconfiança, autocontrole, companheirismo, respeito.





           
ESPORTE

1º bimestre
ATLETISMO:
ü  História do atletismo;
ü  Regras;
ü  Fundamentos básicos para a iniciação;
ü  Sinais oficiais da arbitragem;

CONTEÚDO PARA INICIAÇÃO:
ü  Corridas de velocidade, meio fundo e fundo;
ü  Revezamento;
ü  Salto em distancia, salto triplo e salto em altura;
ü  Lançamentos: dardo, disco, pelota, martelo e peso (teoricamente);

2º BIMESTRE

FUTSAL:
ü História do futsal;
ü Noções de regras;
ü Fundamentos básicos para iniciação;
ü Sinais oficiais da arbitragem.

·       CONTEÚDOS PARA INICIÇÃO:
ü Condução de bola com parte interna e externa do pé;
ü Condução de bola alternando os pés;
ü Domínio com a sola do pé, peito e coxa;
ü Passes com a parte interna, elevação e sola do pé;
ü Chute com a parte interna do pé, com o peito do pé, volêio e bico;
ü Refinamento das destrezas motoras básicas (condução de bola, domínio, passe e chute).
ü Marcação mista;
ü Sistema de jogo.

·       3º BIMESTRE

·       HANDEBOL:
ü História do handebol;
ü Regras;
ü Fundamentos básicos para a iniciação;
ü Sinais oficiais da arbitragem;

·         CONTEUDO PARA INICIAÇÃO:
ü  Arremesso parado e em suspensão;
ü  Finta;
ü  Passes;
ü  Ritmo trifásico;
ü  Jogos pré-desportivos;
ü  Defesa;
ü  Ataque;
ü  Contra-ataque (sustentado)

ü BASQUETE:
ü Obs.: Alguns conceitos trabalhados teoricamente:
ü História do basquete;
ü Regras e alguns fundamentos.

·         4º BIMESTRE

ü VOLEIBOL:
ü História do voleibol;
ü Regras;
ü Fundamentos básicos para a iniciação;
ü Sinais oficiais da arbitragem.

CONTEÚDOS PARA INICIÇÃO
ü  Saque por baixo;
ü  Saque por cima;
ü  Manchete;
ü  Recepção;
ü  Toque;
ü  Defesa;
ü  Ataque;
ü  Cortada;
ü  Levantamento;
ü  Bloqueio individual e duplo;
ü  Sistema de jogo 6X0;
ü  Sistema de jogo defensivo.

Obs.: o xadrez será trabalhado durante o ano todo intercalado entre os esportes

Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:

Daiana Vieira
Daniela Machado
Anna Paula Masson
Josseane Benjamini
Raquiela Pires
Marcia Ubiali
Kelber Dutra
Clair José da Silva
Juliane Levinski
Dalila Rosana Hack
Mariana Poletto