Diretrizes
– Disciplina de Jogos Interdisciplinares - Educação Infantil, 1º ano ao 5º ano
Objetivo
Geral:
Oportunizar
aos educandos o desenvolvimento das habilidades e potencialidades de maneira
lúdica, para assim, contribuir para a formação integral do aluno.
Objetivos
específicos:
·
Apropriar-se de processos
de aperfeiçoamento das capacidades físicas, das habilidades motoras próprias
das situações relacionais, aplicando-os com discernimento em situações-problema
que surjam no cotidiano.
·
Proporcionar situações
para a aquisição de conceitos facilitando assim o processo de aprendizagem do
aluno.
·
Desenvolver o raciocínio lógico, e o
cálculo mental de maneira lúdica.
·
Proporcionar atividades coletivas,
promovendo o respeito, interação e a socialização entre os alunos.
·
Trabalhar a competitividade de forma
sadia, proporcionando situações que vivenciei o perder e ganhar.
·
Trabalhar de diversas maneiras a atenção,
concentração e a persistência.
·
Integrar jogos ao conteúdo do livro
didático.
·
Incentivar a leitura, interpretação e a
escrita de forma agradável.
·
Oportunizar momentos que permitam que o
aluno desenvolva a sua oralidade.
·
Instigar o aluno a
aprender com o uso das tecnologias.
·
Desenvolver a autonomia,
criticidade e despertar a criatividade no aluno.
Conteúdos
Anuais: (Com base do livro integrado)
·
Relações matemáticas e artísticas.
·
Identidade e autonomia.
·
Cultura oral, escrita e interpretativa.
·
Corpo e movimento.
·
Socialização e cooperação.
OBS: Será levado em
consideração o nível das turmas. Respeitando o processo de aprendizagem
individual e coletivo.
Metodologia
de trabalho:
Durante
o ano letivo será realizado diversas atividades coletivas ou individuais por meio
de jogos, brincadeiras, músicas, sempre de maneira lúdica. Tornando a aula
agradável, desenvolvendo assim o prazer de aprender.
Avaliação:
(Registros e atividades)
O
aluno será avaliado por meio de observação, registros diversos, atividades
práticas, dando ênfase ao seu desenvolvimento integral. Para a educação
infantil a avaliação se dará de forma descritiva, para os anos iniciais além da
avaliação descritiva será atribuída nota numérica.
Elaborada por:
Daiana Vieira
Daniela Marta Machado
Girlaine Weissheimer
Márcia Hach
Mariana Poletto
Simone Carvalho da Silva
Piratuba, 11 de fevereiro
de 2016.
Leitura
Complementar:
VYGOTSKY, Lev. A formação Social
da Mente.