Jogos Interdisciplinares - Educação Infantil, 1º ano ao 5º ano

Diretrizes – Disciplina de Jogos Interdisciplinares - Educação Infantil, 1º ano ao 5º ano
Objetivo Geral:
Oportunizar aos educandos o desenvolvimento das habilidades e potencialidades de maneira lúdica, para assim, contribuir para a formação integral do aluno.

Objetivos específicos:

·         Apropriar-se de processos de aperfeiçoamento das capacidades físicas, das habilidades motoras próprias das situações relacionais, aplicando-os com discernimento em situações-problema que surjam no cotidiano.
·         Proporcionar situações para a aquisição de conceitos facilitando assim o processo de aprendizagem do aluno.
·         Desenvolver o raciocínio lógico, e o cálculo mental de maneira lúdica.
·         Proporcionar atividades coletivas, promovendo o respeito, interação e a socialização entre os alunos. 
·         Trabalhar a competitividade de forma sadia, proporcionando situações que vivenciei o perder e ganhar.
·         Trabalhar de diversas maneiras a atenção, concentração e a persistência.
·         Integrar jogos ao conteúdo do livro didático.
·         Incentivar a leitura, interpretação e a escrita de forma agradável.
·         Oportunizar momentos que permitam que o aluno desenvolva a sua oralidade.
·         Instigar o aluno a aprender com o uso das tecnologias.
·         Desenvolver a autonomia, criticidade e despertar a criatividade no aluno.


Conteúdos Anuais: (Com base do livro integrado)
·         Relações matemáticas e artísticas.
·         Identidade e autonomia.
·         Cultura oral, escrita e interpretativa.
·         Corpo e movimento.
·         Socialização e cooperação.
OBS: Será levado em consideração o nível das turmas. Respeitando o processo de aprendizagem individual e coletivo.

Metodologia de trabalho:
Durante o ano letivo será realizado diversas atividades coletivas ou individuais por meio de jogos, brincadeiras, músicas, sempre de maneira lúdica. Tornando a aula agradável, desenvolvendo assim o prazer de aprender.

Avaliação: (Registros e atividades)
O aluno será avaliado por meio de observação, registros diversos, atividades práticas, dando ênfase ao seu desenvolvimento integral. Para a educação infantil a avaliação se dará de forma descritiva, para os anos iniciais além da avaliação descritiva será atribuída nota numérica.


Elaborada por:
Daiana Vieira
Daniela Marta Machado
Girlaine Weissheimer
Márcia Hach
Mariana Poletto
Simone Carvalho da Silva


Piratuba, 11 de fevereiro de 2016.

Leitura Complementar:

VYGOTSKY, Lev. A formação Social da Mente.