2014
Diretriz Pedagógica– 5º ano
LÍNGUA
PORTUGUESA
ASPECTOS DISCURSIVOS E TEXTUAIS
|
·
Leitura com entonação e ritmo.
·
Criticidade, argumentação, análise, síntese e socialização do texto.
·
Identificação e compreensão dos elementos que compõem a narrativa: tempo;
espaço; personagens; conflito; desfecho.
·
Reflexão sobre o léxico para entendimento do texto.
·
Identificação da ideia principal do texto.
·
Inferência das ideias implícitas no texto.
·
Ampliação do conhecimento e das características dos gêneros textuais: reportagem,
história em quadrinhos, crônica, lenda, declaração, cordel, romance de
aventura, entrevista, manual de instrução, sinopse, peça teatral, texto de
divulgação científica.
|
|
ASPECTOS LINGUÍSTICOS
|
·
Variedade linguística formal,
informal e pessoal.
·
Uso do vocativo.
·
Uso da interjeição.
·
Uso de onomatopeias.
·
Artigos.
·
Uso de letras maiúsculas e minúsculas.
·
Uso dos tempos verbais.
·
Características dos poemas de cordel, estrofes, rimas, ritmos e
versos.
·
Elementos de coesão (nominal e verbal).
·
Uso do dicionário.
·
Ortografia: palavras com EI/OU.
·
Terminações ISSE/ ICE.
·
Uso de O ou U no final das palavras.
·
Identificação do fonema /Z/ representado nas letras S, X e Z.
·
Palavras com –ança e –ansa.
·
Reconhecimento da semelhança entre o som das letras L e U, em final de
sílaba.
·
Reconhecimento de que as letras S e Ç podem apresentar o mesmo som.
|
|
PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL E ESCRITO
|
·
Textos narrativos com argumentação, foco narrativo, coerência, coesão,
estrutura frasal, concordância nominal e verbal, utilizando todos os tipos de
pontuação.
·
Identificação do sentido global dos textos.
·
Elaboração de texto expositivo, de sínteses, histórias em quadrinhos
em estilo mangá, questionários para entrevista, sinopse.
·
Produção de entrevistas, crônicas, lendas, estatuto coletivo sobre os
animais, conto com base em cordel, textos instrucionais.
·
Criação de uma peça teatral com base em uma fábula.
·
Contação de histórias e roda de conversa sobre as histórias criadas.
·
Declamação de cordel e apresentação dramatizada.
·
Leitura dramática de peça teatral.
|
Matemática
1º Volume
1. SISTEMA
DE NUMERAÇÃO E A FUNÇÃO SOCIAL DOS NÚMEROS.
Números
e operações
|
Espaço
e forma
|
Grandezas
e medidas
|
Tratamento
da informação
|
*Reconhecimento
dos números no contexto diário: função social
*Sistema
de numeração decimal.
*Medida
de massa: relação entre kg e tonelada.
*medida
de comprimento: transformação de unidades de medidas ( cm,mm,m).
*Medida
de tempo: transformação meses em dias.
*Análise,
interpretação, formulação e resolução de situações - problema, envolvendo as
quatro operações com números naturais.
*Multiplicação:
raciocínio proporcional.
*Frações
de quantidade.
*Estimativa
e cálculo mental.
*Explorando
relações existentes nas tabuadas.
|
*Polígonos:
quadrado, triângulo, paralelogramo.
*
Construção de quadrados e retângulos em malhas quadriculadas.
*Desenho
e transformação de figuras em malhas quadriculadas.
|
*
Cálculo e comparação de áreas de figuras desenhadas em malhas quadriculadas
(u.a)
*
Perímetro
|
*Construção
de formas pessoais de registrar informações coletadas.
*Análise
e interpretação de gráfico de barras.
|
2. NÚMEROS,
CÁLCULOS E FORMAS
*Ampliação
do sistema de numeração decimal
( centena de milhar)
*Composição
e decomposição de quantidades (Centenas de milhares)
*Adição
e subtração sem e com reagrupamento.
*Multiplicação
por um e por dois algarismos ( pelo algoritmo) com e sem reagrupamento.
*Divisão
( algoritmo por estimativa ) com um e dois algarismos no divisor.
*Relação
entre quociente e resto
*Estimativa
e cálculo mental ( por composição e decomposição de dezenas, centenas e
milhares)
*Utilização
da calculadora para compor quantidades, utilizando as quatro operações.
*Frações
de quantidade
( meio, terço, quartos, quintos, décimos,
centésimos)
|
*
Vista de objetos: Frontal, superior, lateral (descrição, interpretação e
representação da posição de empilhamentos com cubos, fotos e figuras
representadas em malhas)
|
*Medidas
de massa: Kg, tonelada.
*
Medida de tempo: década, séculos.
|
*Leitura
e interpretação de dados presentes em tabelas e gráficos.
*Construção
de gráficos.
|
3. MÚLTIPLOS
E DIVISORES
*Multiplicação
por um e por dois algarismos (pelo algoritmo) com e sem reagrupamento.
*Tabela
das multiplicações.
*Divisão
(algoritmo por estimativa) com um e dois algarismos no divisor.
*Múltiplos
*Divisores
*
Identificação do divisor de um numero natural.
*Relação
entre as operações inversas: multiplicação e divisão; adição e subtração.
*
Compreensão das relações de divisibilidade
*
Menor Múltiplo Comum - mmc
|
*
Coordenadas
*Utilização
de malhas para representar e localizar, no plano, a posição de um objeto
(estudo de coordenadas)
|
*Reconhecimento
e utilização de unidades de medida de comprimento: metro e quilômetro.
|
*leitura,
interpretação e construção de tabelas e de gráficos.
*Gráfico
de setores e pictograma.
*Construção
de formas pessoais de registrar informações coletadas.
|
2º Volume
4. FRAÇÕES
DE QUANTIDADES
Números
e Operações
|
Espaço
e Forma
|
Grandezas
e medidas
|
Tratamento
da Informação
|
*Análise,
interpretação, formulação e resolução de situações problema, envolvendo as
quatro operações com números naturais.
*Estimativa
e cálculo mental envolvendo as operações de adição adição, subtração,
multiplicação e divisão.
*Exploração
do conceito de fração.
*
Exploração da fração de uma quantidade e da fração de uma figura e a
representação dessas frações.
*
Tipos de frações
( menores e iguais aos inteiros)
|
*Simetria
em figuras planas.
*Identificação
dos eixos de simetria em uma figura.
|
*Reconhecimento
e utilização de unidades de tempo (hora e minuto)
*Estimativas
envolvendo tempo
|
*Leitura
e interpretação de dados em tabelas.
|
5. FRAÇÕES
EQUIVALENTES
*Análise,
interpretação, formulação e resolução de situações problema, envolvendo as
quatro operações com números naturais.
*Compreensão
de frações equivalentes.
*Simplificação
e comparação de frações a partir da equivalência.
*Frações
maiores que o inteiro.
*Resolução
de situações problemas envolvendo números fracionários.
|
|
*Reconhecimento
e utilização das medidas de capacidade: litro e mililitro.
*
Utilização de instrumentos arbitrários de medida que aplicam o conceito de
fração.
|
*Leitura,
interpretação e construção de gráficos de colunas.
*produção
de textos escritos com base na interpretação de gráficos.
|
6. FORMAS,
NÚMEROS E OPERAÇÕES
*Análise,
interpretação, formulação e resolução de situações problema, envolvendo as
quatro operações com números naturais.
*Estimativa
e cálculo mental envolvendo multiplicações e divisões por 10, 100 e 1000.
*Ideias
das operações com frações por meio de situações problema ( sem uso das formas
convencionais de registro)
|
*Classificação
dos sólidos geométricos em poliedros e corpos redondos.
*
Identificação de faces, vértices e arestas.
|
*Reconhecimento
e utilização das medidas de massa (grama e quilograma)
*
Exploração da relação entre a área e perímetro de retângulos utilizando o
quadriculado.
*
Introdução do metro quadrado
|
|
3º volume
7. OS
NÚMEROS E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Números
e Operações
|
Espaço
e Forma
|
Grandezas
e medidas
|
Tratamento
da Informação
|
*Compreensão
do Sistema de Numeração Decimal
( Milhões e Bilhões )
*
Leitura, escrita, comparação, ordenação, classes, ordens e valor posicional.
*
Análise, interpretação, formulação e resolução de situações problema,
envolvendo as quatro operações com números naturais.
*Aproximação
e arredondamento de quaisquer quantidade numérica.
*Reconhecimento
de números primos e compostos.
|
|
*Utilização
de unidades de base para medir áreas e perímetros
( metro, metro quadrado e centímetro
quadrado)
|
*
Leitura e interpretação de dados em tabelas
|
8. NÚMEROS
DECIMAIS E MEDIDAS
*adição
e subtração de números decimais, com e sem reagrupamento.
*multiplicação
de números decimais por um número natural.
*Multiplicação
de números decimais por 10, 100 e 1000.
*Reconhecimento
e utilização das medidas de comprimento e de valor, com números decimais.
Exploração
de números decimais: décimos ,centésimos e milésimos .
*reconhecimento
da relação entre frações e números decimais.
*Comparação
e ordenação de números decimais.( reta numérica)
*Estimativa
e cálculo mental envolvendo números decimais,
*Utilização
da calculdora para realizar operações, verificar resultados e investigar
propriedades de números decimais.
|
*Coordenadas
cartesianas. *Utilização de malhas para representar e localizar, no plano a posição
de um objeto.
|
|
*
Construção de formas pessoais de registrar informações coletadas
|
9. OS
NÚMEROS DECIMAIS NO COTIDIANO
*Divisão
de um numero natural por outro natural com quociente decimal.
*Divisão
de um numero decimal por um numero natural, com quociente natural.
*Divisão
de números decimais por 10, 100 e 1000.
*Ideia
da porcentagem
*Cálculo
da porcentagem em diversas situações.
*Multiplicação
por número decimal. ( inteiro por decimal)
*
Análise, interpretação, formulação e resolução de situações problema,
envolvendo as quatro operações com números decimais.
*Exploração
da ideia de probabilidade.
|
|
*
Reconhecimento e utilização de unidades de medidas de temperatura: grau
Celsius.
|
*Leitura
interpretação e construção de tabelas.
*
Leitura , interpretação e construção de gráficos de setores ( a construção em
círculos já subdivididos, sem utilização de ângulos )
|
4º VOLUME
10. NÚMEROS, MEDIDAS
E COMPOSIÇÕES
Números
e Operações
|
Espaço e Forma
|
Grandezas e Medidas
|
Tratamento da Informação
|
*Multiplicação
(construção do algoritmo da multiplicação por três algarismos)
*Análise,
interpretação, formulação e resolução de situações-problema, envolvendo as
operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, com números naturais
e decimais
*Cálculo
de porcentagem
|
*Identificação
de restas, semirretas e segmentos de reta
|
*Cálculo de área e
de perímetro com números decimais
*Reconhecimento e utilização de unidades de
medida de temperatura: grau Celsius
|
*Análise e
interpretação de dados em gráficos e tabelas
*Construção
de formas pessoais de registrar informações coletadas
|
11. RESOLUÇÃO DE
PROBLEMAS: NÚMEROS E FORMAS
*Análise,
interpretação, formulação e resolução de situações-problema, envolvendo as operações
de adição, subtração, multiplicação e divisão, com números naturais, números
decimais e frações
*Comparação de
números decimais usando a simbologia adequada
*Utilização da estimativa como recurso para
análise e previsão de resultados
|
*Reconhecimento
de retas paralelas, concorrentes e perpendiculares
|
*Reconhecimento e
utilização das medidas de massa e de comprimento com os números decimais
*Identificação de
ângulo: reto, obtuso e agudo
*Reconhecimento e utilização de unidades de
tempo: horas, minutos e segundos
|
*Produção de textos escritos com base na
interpretação de gráficos e tabelas
|
12. NÚMEROS,
OPERAÇÕES E SITUAÇÕES-PROBLEMA
*Análise,
interpretação, formulação e resolução de sistuações-problema, envolvendo as
operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, com números
naturais, números decimais e frações
*Resolução de
problemas envolvendo a idéia de possibilidades e de raciocínio combinatório
*Cálculo de frações
de quantidade
*Exploração das
possibilidades diante de uma situação constituída por etapas sucessivas
(árvore de possibilidades)
*Identificação de
possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e contabilizá-los
(raciocíno combinatório)
*Exploração da
idéia de probabilidade
*Cálculo de
probabilidade de um evento acontecer: relação entre os números fracionários e
porcentagem
*Desenvolvimento e utilização de
procedimentos matemáticos para resolver
|
*Reconhecimento de
retas perpendiculares
*Identificação de
ângulo: reto, obtuso e agudo
*Composição de cubo e paralelepípedo a
partir de cubos menores
|
*Utilização das
medidas de massa (com números decimais e números fracionários)
*Cálculo de volume
do cubo e do paralelepípedo
*Relação entre m³
e
litros
|
* Leitura, interpretação e construção de
tabelas de dupla
|
CIÊNCIAS
1º VOLUME
Cuidados
com os dentes
O
mecanismo da digestão
Trocando
gases na respiração
|
2º VOLUME
Função
do coração, artérias e vasos
Conhecendo
o sangue (sistema circulatório)
Eliminado
os resíduos (sistema excretor)
|
3º VOLUME
Reagindo
a estímulos do ambiente
Mudanças
no ciclo vital
Sexualidade
humana
|
4º VOLUME
Introdução
a química
A
vida no planeta
|
HISTÓRIA
1º VOLUME
O
Brasil republicano
As
mudanças no Brasil republicano
|
2º VOLUME
Os
imigrantes do Brasil
O
Brasil dos imigrantes
|
3º VOLUME
As
mudanças no início da república
O
cotidiano da República Velha
|
4º VOLUME
A
era do rádio
Do
populismo à abertura política
|
LIVRO REGIONAL- História
Deslocamento
populacionais regionais
Movimentos
políticos regionais
|
GEOGRAFIA
1º volume
1. As formas de relevo no Brasil
Formas
de relevo
Transformações
do relevo, ao longo do tempo, na cidade e no campo.
2. A hidrografia no Brasil
Conceitos
de hidrografia
Principais
bacias hidrográficas do Brasil
A
transformação da paisagem por meio dos rios
|
2º volume
3. Os climas do Brasil
Diferenças
entre tempo atmosférico e clima
Elementos
do clima
Tipos
climáticos no Brasil
4. Os biomas no Brasil
Definição
de bioma
Os
biomas brasileiros e suas características
Os impactos ambientais e os seres humanos
|
3º volume
5. A diversidade cultural brasileira
A
cultura indígena
A
cultura afro-brasileira
A
cultura imigrante
A
cultura brasileira
6. O ambiente como expressão da cultura
A
relação entre sociedade e natureza
Manifestações
da cultura no espaço geográfico
|
4º volume
7. Os brasileiros que não moram no Brasil
Emigração
brasileira
Distribuição
geográfica dos emigrantes brasileiros em outros continentes
8. O Brasil compra e vende
Comércio
internacional brasileiro: exportações e importações.
|
LIVRO REGIONAL
Geografia
1.
Paisagens de Santa Catarina:
Relevo -
Hidrografia – Clima e Vegetação.
2.
Atividades econômicas e a modernização em Santa
Catarina.
|
2013
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura:
- Leitura com entonação e ritmos.
- Criticidade, argumentação, análise, síntese e socialização do texto.
- Identificação da idéia principal do texto.
- Diferenciação entre narrador e autor (história ficcional).
- Identificação da estrutura de vários gêneros textuais: tirinha, charge, reportagem, relato histórico.
Prática de Análise
Linguística:
|
- Estrutura de um diário;
- Variedade lingüística formal, informal e pessoal;
- Uso do vocativo;
- Uso da interjeição;
- Uso do prefixo super;
- Noção de sujeito;
- Artigos;
- Uso de letras maiúsculas e minúsculas;
- Representação de numerais em textos;
- Uso dos tempos verbais;
- Grafia das palavras: uso de mas e mais, a gente e agente, terminação ão e am, de repente, por isso e depressa, mal e mau;
- Características dos poemas de cordel, estrofes, rimas, ritmos e versos;
- Variedades linguísticas;
- Uso de conectores de textos;
- Elementos de coesão (nominal e verbal);
- Uso dos porquês;
Práticas de Produção
de Texto:
- Elaboração de texto informativo, literário, sinopse, lendas;
- Criação de histórias em quadrinhos e tirinhas;
- Pesquisa e registro de informações;
- Confecção de cartaz;
- Identificação de problemas textuais e gramaticais em textos produzidos por alunos;
- Escrita de uma nova versão de lendas, fábulas;
- Elaboração de uma fábula
com base na escolha de um provérbio.
MATEMÁTICA
Números e operações:
- Sistema de numeração decimal: novas classes e ordens.
- Valor posicional: composição e decomposição;
- Antecessor e sucessor;
- Sequência numérica;
- Metade, dobro e triplo;
- Análise, interpretação e resolução de situações-problema;
- Adição, subtração com e sem reagrupamento;
- Divisão por estimativa com um ou dois algarismos no divisor;
- Estimativa e cálculo mental;
- Utilização da calculadora;
- Relação entre multiplicação e divisão;
- Leitura, escrita, comparação e ordenação de números;
- Números ordinais;
- Localização de números na reta numérica;
- Números racionais: conceitos, representações, operações simples e complexas;
- Números primos, múltiplos e divisores;
- Sistema monetário;
- Algoritmo da multiplicação envolvendo a propriedade distributiva;
- Tabuada: memorização e prática;
- Probabilidade: raciocínio e cálculos estimativos mentais;
- Estatística: pesquisas, médias, construção de interpretação de tabelas e gráficos.
- Divisão e multiplicação por 10, 100 e 1000.
- Exploração de fração.
- Noções de porcentagem.
Grandezas e Medidas:
- Tempo: século, milênio, horas, minutos, segundos (equivalências, reconhecimento, comparações).
- Medidas: capacidade, superfícies, massa, volume, distância, múltiplos e submúltiplos.
- Operações com sistema monetário.
- Noções de medidas de temperatura.
- Cálculo e comparação de áreas de figuras em malhas quadriculadas, triangulares.
- Resolução de problemas envolvendo sistema de medidas, massa, volume, tempo, comprimento.
- Exploração da relação entre as medidas de comprimento.
- Utilização de unidades convencionais para medir áreas e perímetros ( metro e metro quadrado).
Espaço e Forma:
- Cálculos e medidas de formas: altura, base, lados, área, perímetro, volume.
- Noções e conceitos de ponto, reta, plano e linha.
- Identificação de formas simples e tridimensionais no ambiente.
- Formas geométricas espaciais.
- Formas geométricas planas.
- Simetria.
- Construção e transformação de figuras em malhas quadriculadas.
- Análise, descrição, interpretação e representação da posição de cubos.
- Eixo de simetria;
- Composição e decomposição de figuras planas.
- Uso do tangran.
- Classificação e construção de sólidos geométricos;
- Identificação faces, vértice e arestas;
GEOGRAFIA
Espaço e
Representações:
- Transformação do espaço do território brasileiro;
- Distribuição da população brasileira;
- Brasil: Espaço ocupado, transformado e consequências;
- Linhas e círculos imaginários;
- Noções de complexos geoeconômicos;
- Brasil hoje: regiões
brasileiras;
Sociedade:
- Distribuição da população brasileira
- Modificações
das paisagens no decorrer do tempo pela ação humana
- Interferência
dos seres humanos nas condições climáticas e vegetais
- Migrações
internas
Natureza:
- Reconhecimento das diferentes formas de se relacionar com a natureza
- Regiões naturais do Brasil e suas formas de relevo.
- Rios e Bacias hidrográficas do Brasil
- Climas do Brasil e Santa Catarina
- Vegetação brasileira e Santa Catarina
- Preservação do ambiente
- Limites
naturais
Trabalho:
- Ocupação e organização do espaço brasileiro no decorrer do tempo
- Aproveitamento econômico das paisagens naturais
- Identificação do trabalho determinando a ocupação do território brasileiro
- Relação entre agropecuária urbanização e modernização regional
HISTÓRIA
Cotidiano (eixo sociocultural)
- Abolição
da escravatura
- Movimento
abolicionista
- Movimento republicano
- Diversidade étnica que compõe o Brasil
- Imigração
- O trabalho nas fábricas no inicio do século XX
- Ditadura Militar e movimentos populares
Cotidiano (eixo local)
- Preconceito
(local)
- Memória
republicana (local)
- Hábitos
e costumes dos imigrantes no Brasil
- Problemas
sociais brasileiros
- Cidadania
- Participação política
Cotidiano (eixo
político-econômico)
- Proclamação da República;
- Economia cafeeira;
- A guerra de canudos;
- As greves de 1917;
- O contexto político da
república velha;
- Redemocratização (pós
ditadura);
- Participação política na
atualidade;
CIÊNCIAS
A vida na terra:
- Noções sobre a organização do corpo humano: células, tecidos, órgãos e sistemas.
- Alimentação: necessidade básica para manutenção da vida.
- Digestão: a transformação dos alimentos no sistema digestores humano.
- [Respiração e as trocas gasosas entre o corpo e ambiente.]
- Respiração celular e a obtenção da energia.
- Principais órgãos do sistema respiratório humano e suas funções.
- Circulação dos materiais pelo organismo.
- Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular humano.
- Componente do sangue humano.
- Excreção: anatomia e fisiologia do sistema urinário do ser humano.
- Reprodução como função de manutenção da espécie.
- Transformações que ocorrem no corpo de meninos e meninas durante a puberdade e os hormônios envolvidos nessas mudanças.
- Funcionamento dos sistemas sexuais masculinos e femininos.
- Sistemas de coordenação: anatomia e fisiologia dos sistemas nervosos humano.
- Sistema de locomoção: anatomia e fisiologia do sistema esquelético e muscular humano.
Saúde e qualidade de
vida:
- Poluição do ar e as doenças respiratórias.
- Condições básicas para se ter uma vida saudável.
- Importância da higiene pessoal e doenças sexualmente transmissíveis.
- Prevenção de acidentes que podem causar danos ao sistema nervoso.
Ação Transformadora
do ser humano:
- Alimentação;
- Sexualidade humana;
ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES
Cadernos:
- Caderno de Língua Portuguesa
- Caderno de Matemática
- Caderno de Geografia
- Caderno de História
- Caderno de Ciência
- Caderno ou Portfólio para Avaliações
Quantidade de Tema:
- Três vezes por semana
Correção do Livro:
- Correção coletiva no quadro do tema e atividades, mas cabendo ao aluno a correção de conteúdo ou ortografia no seu livro. A cada final de unidade o professor irá recolher o livro para passar um visto com data e observar a organização, estética e atividades concluídas.
Aula de Leitura:
- A aula de leitura será de uma vez por semana em horários alternados onde a professora proporcionará momentos diferenciados como: leitura silenciosa, leitura coletiva, da professora, de colegas, na lousa, em locais alternativos.
Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:
Rosabel T. S. da Silva
Maria de Fátima D. da Silva
Eni R. S. Martinazzo
Andreia Martinazzo Braga
Izolde Ravanelli
Adriana Mari Faé da Silva
Simone Thomé Regalin
Rosabel T. S. da Silva
Maria de Fátima D. da Silva
Eni R. S. Martinazzo
Andreia Martinazzo Braga
Izolde Ravanelli
Adriana Mari Faé da Silva
Simone Thomé Regalin