2º ano


2014


2º ano

LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivo Geral

Buscar a construção do sentido da formação de uma identidade pessoal e social do aluno, ou seja, a percepção de si como sujeito social, nas diferentes linguagens verbais e escrita, linguagem matemática.        

Objetivo Específico

Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas;
Ler textos diversificados;
Utilizar a linguagem oral;
Participar de diferentes situações de comunicações orais;
Produzir pequenos textos;
Desenvolver a escrita enfatizando a ortografia;
Identificar características físicas dos personagens;

Leitura e Oralidade:

·                    Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais;
·                    Interpretação textual: Identificação das características físicas e psicológicas das personagens bem como das estruturas de textos diversificados: rótulos, bilhetes, outdoors, anúncios, cantigas, agendas, receitas, poemas, notícias, obras de arte, piadas, histórias em quadrinhos, tirinhas, trava-línguas, adivinhas, parlendas, quadrinhas, contos, lendas e fábulas;
·                    Participação nas diferentes situações de comunicação oral (teatros, dramatizações, relatos de história ouvida ou vivida...),
·                    Análise fonética (articulação correta das palavras, ampliação do repertório oral);

Produção Escrita
.          Escrita correta de palavras com diferentes dificuldades ortográficas.
·                    Produção e ampliação de frases e pequenos textos;
·                    Escrita legível e uso correto do espaço da página;
·                    Interpretação escrita de textos diversos;
·                    Produção, ampliação e interpretação de diversos textos.
·                    Reescrita coletiva de textos (receita, cantiga, poema, brincadeira...); 
.          Passagem para letra cursiva ( 2º semestre)


Gramática:

·                    Ordem alfabética (primeira e segunda letra);
·                    Noções preliminares sobre alguns dos elementos da narrativa (personagem, espaço, partes do enredo);
·                    Paragrafação;
·                    Separação de sílabas.
·                    Sinônimos e antônimos;

·                    Sinais de pontuação e uso.
·                    Gênero, número e grau do substantivo; (singular e plural - aumentativo e diminutivo - feminino e masculino próprio e comum);
·                    Uso do dicionário;
·                    Acentuação;
·                    Concordância Verbal (na linguagem oral e emprego correto nas frases)
·                    Adjetivos (usar o termo características);
·                    Onomatopéias, sons das histórias;


MATEMÁTICA

Objetivos

Criar o significado do número natural através de situações problemas;
Interpretar e produzir escritas numéricas;
Resolver e construir situações problema e a partir delas construir significados das      operações fundamentais;
Desenvolver procedimentos de calculo: mental, escrito, exato e aproximado;
Refletir sobre a grandeza numérica, utilizando a calculadora como instrumento para   produzir e analisar escritas numérica;
Estabelecer pontos de referencia para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço;
Reconhecer grandeza mensuráveis, como comprimento, massa e capacidade;
Utilizar instrumentos de medida; de tempo, comprimento, massa e capacidade.
Utilizar tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações;
Reconhecer a matemática como forma de interpretar e atuar no contexto em que se vive;


Números e cálculos:

·                    Números centena podendo chegar até 1000 (observar o que orienta o livro didático e ampliar conforme o andamento de cada turma);
·                    Realização de contagens por agrupamentos (2 em 2, 3 em 3, 5 em 5, 10 em 10);
·                    Sistema de numeração decimal (continuar construindo – U, D, C);
.          Noção números romanos até XX
·                    Adição com unidade,dezena e centena.
·                    Subtração  simples com U D C;
·                    Adição de parcelas iguais (Multiplicação a partir de materiais iguais);
·                    Noções de divisão de objetos;
·                    Números ordinais: noções, representação e utilização (até 20);
·                    Números racionais: noções de inteiro e metade;
·                    Dobro, triplo,
·                    Escrita por extenso dos numerais;
·                    Resolução de situações-problema;
·                    Dúzia e meia dúzia;
·                    Par e ímpar;
.          Construção do processo da tabuada associada a adição até 5
·                    Antecessor e sucessor de um número;
·                    Ordem crescente e decrescente;
·                    Cálculos mentais;
.          Noção adição com reserva - Subtração com recurso U D
Grandezas e medidas:

·                    Medidas de tempo: hora, meia hora, dia, semana, mês, ano;
·                    Sistema monetário: identificação de cédulas e moedas e comparação de quantidades;
·                    Comparação de medidas e grandezas;
·                    Medidas de massa;
·                    Medidas de comprimento;
·                    Medidas de capacidade;
·                    Registro de informações em tabelas e gráficos;

Espaço e Forma Geométrica:


·                    Formas simples: construção de conceitos, nomeação, construções planas;
·                    Lateralidade;
·                    Propriedade de formas geométricas;
·                    Semelhanças entre formas geométricas e objetos do espaço;
·                    Fazer uso do material concreto (dourado);


CIÊNCIAS

Objetivos

Compreender as características e o funcionamento do ambiente em todas as suas dimensões;
Reconhecer aspectos positivos e negativos do desenvolvimento tecnológico;
Compreender a saúde como um bem comum promovido pela ação individual e coletivo;
Compreender o corpo humano como um todo dinâmico e em interação com o meio nos aspectos biológicos, de ordem social, cultural e afetiva;
Compreender o universo, projetando-se para dimensões maiores de espaço e de tempo;


a)    O ambiente em que vivo:
Percepção do ambiente, os cinco sentidos.

b)    Os cuidados com meu corpo:
Higiene corporal e saúde, higiene dos alimentos e do ambiente.

c)    O ar que nos envolve:
Sentindo a presença e a pressão do ar, energia do vento, composição do ar e poluição.

d)    Onde estamos?
Sistema Solar, os planetas e seus satélites.

e)    Um planeta de água:
Quantidade de água na Terra, a importância da água, como economizar água; cuidados com a quantidade da água.

f)     A chuva que cai das nuvens:
Ciclo da água; os tipos de nuvens e seus significados.

g)    Os habitantes do planeta Terra:
      Diferentes tipos de seres vivos.

h)    Os seres vivos e os ambientes:
Adaptações dos seres vivos às condições do ambiente; camuflagens e mimetismo.

i)     Os seres vivos que me rodeiam:
Animais e plantas encontrados nos jardins

j)     Os seres vivos e microscópios:
Vírus, bactérias, algas, protozoários e fungos; importância dos organismos patogênicos e vacinas.

k)    O solo onde vivemos:
Camadas da Terra, formação do solo; tipos de solo; importância das minhocas na constituição do solo.
l)     Os movimentos e a força:
Noções básicas sobre movimentos e máquinas simples; puxar e empurrar; atrito.


GEOGRAFIA

Objetivos

Ler representações gráficas e interpretá-las;
Decodificar símbolos;
Desenvolver noções espaciais e temporais;
Identificar referencia de localização espacial: naturais e culturais;
Perceber semelhanças e diferenças dos grupos sociais;
Reconhecer que o lugar possui identidade própria;
Diferenciar elementos naturais e culturais da paisagem;
Perceber a diferença entre espaço urbano e espaço rural;
Construir conceito de território como algo guiado pela sociedade;
Identificar movimentos populacionais;
Compreender que a intervenção humana na natureza resulta em consequência do ambiente;
Desenvolver uma consciência critica e participativa em relação a preservação e a conservação do ambiente; 
Elaborar pesquisa e textos;
Atribuir Significado aos conhecimentos adquiridos, transpondo-os para situações concretas do seu dia a dia.


a)    Geografia?
Noções de Geografia.
Algumas noções geográficas.

b)    Geografia: formas de ver, entender e estudar o que existe no mundo.
Espaço geográfico.
Paisagem e fotografia.
Mapas e representação

c)    Representação do espaço geográfico:
Perspectivas horizontal, oblíquo e vertical.
Mapa do corpo.
Representação de alguns objetos.

d)    A geografia da escola:
Tipos de escola.
Organização do espaço da escola.
Representação do espaço da escola.

e)    A geografia da moradia:
Tipos de moradia.
Organização do espaço da moradia.
Representação do espaço da moradia.

f)     A geografia no trajeto entre a moradia e a escola:
Identificação do que existe no trajeto do aluno.
Comparação entre os trajetos.
Representação do trajeto entre a moradia do aluno e a escola.

g)    O lugar onde fica a escola:
Tipos de lugares onde existem escolas.
Elementos naturais e culturais nos arredores da escola.
Representação do lugar onde fica a escola.

h)    Outros lugares que conheço:
A praça, o parque e sua geografia.
Outros trajetos do dia a dia do aluno.
Representação de outros trajetos e sua geografia.


HISTÓRIA

Objetivo Específico

Comparar acontecimentos no tempo tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensão cotidiana, existente no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade;
Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência;
Estabelecer relações entre o presente e o passado;

a)Conversando sobre história:
 Noções de história.
O tempo.
A realidade.

b)O tempo passa:
O tempo da criança.
O tempo e a história.

c)Famílias:
As famílias do passado.
A família da atualidade.
Tempo, família e memória.

d) Organização familiar:
A organização familiar dos  indígenas.
A organização familiar dos portugueses.
A organização familiar dos africanos
Formação da família brasileira.
Modelo patriarcal de família.

e) A escola:
As crianças e a escola.
Escola em outros tempos.

f) As escolas do passado:
Aprendizagem no passado.
Escolas indígenas.
Educação de meninos e meninas.
Uniformes escolares.







2013
LÍNGUA PORTUGUESA

Objetivo Geral

Buscar a construção do sentido da formação de uma identidade pessoal e social do aluno, ou seja, a percepção de si como sujeito social, nas diferentes linguagens verbais e escrita, linguagem matemática.        

Objetivo Específico

Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas;
Ler textos diversificados;
Utilizar a linguagem oral;
Participar de diferentes situações de comunicações orais;
Produzir pequenos textos;
Desenvolver a escrita enfatizando a ortografia;
Identificar características físicas dos personagens;

Leitura e Oralidade:

·                    Leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais;
·                    Interpretação textual: Identificação das características físicas e psicológicas das personagens bem como das estruturas de textos diversificados: rótulos, bilhetes, outdoors, anúncios, músicas, cartas, agendas, receitas, poemas, notícias, obras de arte, anedotas, histórias em quadrinhos, tirinhas, trava-línguas, adivinhas, parlendas, quadrinhas, contos, lendas e fábulas;
·                    Participação nas diferentes situações de comunicação oral (teatros, dramatizações, relatos de história ouvida ou vivida...),
·                    Análise fonética (articulação correta das palavras, ampliação do repertório oral);

Produção Escrita

.          Escrita correta de palavras com (ch-lh-nh-ç.....)
·                    Produção e ampliação de frases e pequenos textos;
·                    Escrita legível e uso correto do espaço da página;
·                    Interpretação escrita de textos diversos;
·                    Produção de cartas, bilhetes, cartaz, cartões, anúncios,... (de textos diversos);
·                    Reescrita coletiva de textos (receita, cantiga, poema, brincadeira...); 
.          Passagem para letra cursiva


Gramática:

·                    Ordem alfabética (primeira e segunda letra);
·                    Noções preliminares sobre alguns dos elementos da narrativa (personagem, espaço, partes do enredo);
·                    Paragrafação;
·                    Separação de sílabas, encontro consonantal;
·                    Sinônimos e antônimos;

·                    Sinais de pontuação: idem 1º ano mais travessão, dois pontos, (... ,)
·                    Frases interrogativas, afirmativas e negativas e exclamativas;
·                    Gênero, número e grau do substantivo; (singular e plural - aumentativo e diminutivo - feminino e masculino próprio e comum);
·                    Uso do dicionário;
·                    Acentuação;
·                    Verbos (na linguagem oral e emprego correto nas frases)
·                    Dígrafos;
·                    Adjetivos;
·                    Onomatopéias, sons das histórias;


MATEMÁTICA

Objetivo Específico

Criar o significado do número natural através de situações problemas;
Interpretar e produzir escritas numéricas;
Resolver e construir situações problema e a partir delas construir significados das      operações fundamentais;
Desenvolver procedimentos de calculo: mental, escrito, exato e aproximado;
Refletir sobre a grandeza numérica, utilizando a calculadora como instrumento para   produzir e analisar escritas numérica;
Estabelecer pontos de referencia para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço;
Reconhecer grandeza mensuráveis, como comprimento, massa e capacidade;
Utilizar instrumentos de medida;
Utilizar tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações;
Reconhecer a matemática como forma de interpretar e atuar no contexto em que se vive;


Números e cálculos:

·                    Números e quantidades até 99; e noções de centena podendo chegar até 1000 (observar o que orienta o livro didático e ampliar conforme o andamento de cada turma);
·                    Realização de contagens por agrupamentos (2 em 2, 3 em 3, 5 em 5, 10 em 10);
·                    Sistema de numeração decimal (continuar construindo – U, D, C);
.          Noção números romanos até XX
·                    Adição com unidade,dezena;
·                    Subtração  simples com U D C;
·                    Adição de parcelas iguais (Multiplicação a partir de materiais iguais);
·                    Noções de divisão de objetos;
·                    Números ordinais: noções, representação e utilização (até 20);
·                    Números racionais: noções de inteiro e metade;
·                    Dobro, triplo,
·                    Sequência numérica até 100, podendo chegar até 1000 (observar o que orienta o livro didático e ampliar conforme o andamento de cada turma);
·                    Escrita por extenso dos numerais;
·                    Resolução de situações-problema;
·                    Dúzia e meia dúzia;
·                    Par e ímpar;
.          Construção do processo da tabuada associada a adição até 5
·                    Antecessor e sucessor de um número;
·                    Ordem crescente e decrescente;
·                    Cálculos mentais;
.          Noção adição com reserva - Subtração com recurso U D

Grandezas e medidas:

·                    Medidas de tempo: hora, meia hora, dia, semana, mês, ano;
·                    Sistema monetário: identificação de cédulas e moedas e comparação de quantidades;
·                    Comparação de medidas e grandezas;
·                    Medidas de massa;
·                    Medidas de comprimento;
·                    Medidas de capacidade;
·                    Registro de informações em tabelas e gráficos;

Espaço e Forma Geométrica:


·                    Formas simples: construção de conceitos, nomeação, construções planas;
·                    Lateralidade;
·                    Propriedade de formas geométricas;
·                    Semelhanças entre formas geométricas e objetos do espaço;
·                    Fazer uso do material concreto (dourado);


CIÊNCIAS

Objetivo Específico

Compreender as características e o funcionamento do ambiente em todas as suas dimensões;
Reconhecer aspectos positivos e negativos do desenvolvimento tecnológico;
Compreender a saúde como um bem comum promovido pela ação individual e coletivo;
Compreender o corpo humano como um todo dinâmico e em interação com o meio nos aspectos biológicos, de ordem social, cultural e afetiva;
Desvincular a sexualidade humana dos tabus e preconceitos, respeitando a diversidade de valores, crenças e comportamentos;
Compreender o universo, projetando-se para dimensões maiores de espaço e de tempo;

A vida na terra:
  • Terra e sol, noite e dia;
  • O planeta terra e seus ambientes;

Plantas:

·                    Partes, funções e tipos;
·                    Necessidades e utilidades;
·                    Noção de fotossíntese;
·                    Plantas na alimentação, ornamentação, medicamento, tempero e saúde;
·                    Plantas tóxicas;
·                    Plantas ameaçadas de extinção;

Seres Vivos:

·                    a) Homem
·                    Corpo: partes, funções e higiene;
·                    Sentidos e funções e suas relações;
·                    Valorizar e respeitar as diferenças individuais dos seres humanos;
·                    Noção entre corpo dos seres humanos e de outros animais;




GEOGRAFIA

Objetivo Específico

Ler representações gráficas e interpretá-las;
Decodificar símbolos;
Desenvolver noções espaciais e temporais;
Identificar referencia de localização espacial: naturais e culturais;
Perceber semelhanças e diferenças dos grupos sociais;
Reconhecer que o lugar possui identidade própria;
Diferenciar elementos naturais e culturais da paisagem;
Perceber a diferença entre espaço urbano e espaço rural;
Construir conceito de território como algo guiado pela sociedade;
Identificar movimentos populacionais;
Compreender que a intervenção humana na natureza resulta em conseqüência do ambiente;
Desenvolver uma consciência critica e participativa em relação a preservação e a conservação do ambiente; 
Elaborar pesquisa e textos;
Atribuir Significado aos conhecimentos adquiridos, transpondo-os para situações concretas do seu dia a dia.



Espaços e Representações:

·                    Casa/escola;
·                    Representação e organização do espaço da sala de aula;
·                    Representação da rua, da escola ou de sua localização na comunidade;
·                    Elementos naturais e culturais das paisagens;
·                    Percepção de trajetos na escola;


Tempo:

·                    Transformações do ambiente com o passar do tempo;
·                    Manhã, tarde, noite;
·                    Estações do ano; duração do dia/noite;

Produções de Necessidades:

·                    Espaço de referência: a comunidade;
·                    Zona Rural e Urbana: função e organização;
·                    Espaços de referência: a cidade e o campo e sua inserção no município;
·                    Grupos sociais;
·                    Regras da escola/sala de aula
·                    O trabalho na escola;

Transformações:

·                    Transformações no espaço urbano e rural;
·                    Meios de comunicação e transporte;



HISTÓRIA

Objetivo Específico

Comparar acontecimentos no tempo tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensão cotidiana, existente no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade;
Reconhecer algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de convivência;
Estabelecer relações entre o presente e o passado;



Tempo e Espaço:

·                    Histórico: Eu, Família, Escola, Histórico da Comunidade (ano de criação, imigrantes, primeiros moradores, evolução até hoje, localização, mapas);
·                    Diferentes organizações familiares;
·                    Diferenças e semelhanças entre brinquedos atuais e do passado e aspectos da vida das crianças;



Cultura, memória e identidade:
           
·                    Retomar e preservar a memória cultural;
·                    Cidadania e Ética: direitos e deveres como filho e como aluno;
·                    Noções de Patriotismo (símbolos);
·                    Diferentes tipos de moradia;
·                    Diferentes formas de se vestir;
·                    Diferentes manifestações festivas no Brasil atual e sua historicidade;



ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES


Cadernos:
  • Caderno de Atividades
  • Caderno de Tema
  • Caderno ou Portfólio para Avaliações

Quantidade de Tema:
  • Três vezes por semana no mínimo

Correção do Livro:
  • Correção coletiva no quadro do tema e atividades, apontando individualmente possíveis erros de ortografia para que o aluno observe e arrumem as palavras.

Aula de Leitura:
  • A aula de leitura será de uma vez por semana em horários alternados onde a professora proporcionará momentos diferenciados como: leitura silenciosa, leitura coletiva, da professora, de colegas, na lousa, em locais alternativos.
Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:

Joice Guarnieri Fontanella
Zuleide Ramos Ferreira da Rosa
Ana Paula Dutra
Rosangela Muller
Janete A. P. de Mello