2014
2013
LÍNGUA PORTUGUESA
2º ano
LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivo Geral
Buscar a
construção do sentido da formação de uma identidade pessoal e social do aluno,
ou seja, a percepção de si como sujeito social, nas diferentes linguagens
verbais e escrita, linguagem matemática.
Objetivo Específico
Compreender
o sentido nas mensagens orais e escritas;
Ler
textos diversificados;
Utilizar
a linguagem oral;
Participar
de diferentes situações de comunicações orais;
Produzir
pequenos textos;
Desenvolver
a escrita enfatizando a ortografia;
Identificar
características físicas dos personagens;
Leitura e
Oralidade:
· Leitura e compreensão de
diferentes gêneros textuais;
· Interpretação textual:
Identificação das características físicas e psicológicas das personagens bem
como das estruturas de textos diversificados: rótulos, bilhetes, outdoors,
anúncios, cantigas, agendas, receitas, poemas, notícias, obras de arte, piadas,
histórias em quadrinhos, tirinhas, trava-línguas, adivinhas, parlendas, quadrinhas,
contos, lendas e fábulas;
· Participação nas diferentes
situações de comunicação oral (teatros, dramatizações, relatos de história
ouvida ou vivida...),
· Análise fonética (articulação
correta das palavras, ampliação do repertório oral);
Produção
Escrita
. Escrita correta de palavras com diferentes
dificuldades ortográficas.
· Produção e ampliação de frases e
pequenos textos;
· Escrita legível e uso correto do
espaço da página;
· Interpretação escrita de textos
diversos;
· Produção, ampliação e
interpretação de diversos textos.
· Reescrita coletiva de textos
(receita, cantiga, poema, brincadeira...);
.
Passagem para letra cursiva ( 2º semestre)
Gramática:
· Ordem alfabética (primeira e
segunda letra);
· Noções preliminares sobre alguns
dos elementos da narrativa (personagem, espaço, partes do enredo);
· Paragrafação;
· Separação de sílabas.
· Sinônimos e antônimos;
· Sinais de pontuação e uso.
· Gênero, número e grau do
substantivo; (singular e plural - aumentativo e diminutivo - feminino e
masculino próprio e comum);
· Uso do dicionário;
· Acentuação;
· Concordância
Verbal
(na linguagem oral e emprego correto nas frases)
· Adjetivos (usar o termo
características);
· Onomatopéias, sons das histórias;
MATEMÁTICA
Objetivos
Criar o
significado do número natural através de situações problemas;
Interpretar
e produzir escritas numéricas;
Resolver
e construir situações problema e a partir delas construir significados das
operações fundamentais;
Desenvolver
procedimentos de calculo: mental, escrito, exato e aproximado;
Refletir
sobre a grandeza numérica, utilizando a calculadora como instrumento para
produzir e analisar escritas numérica;
Estabelecer
pontos de referencia para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço;
Reconhecer
grandeza mensuráveis, como comprimento, massa e capacidade;
Utilizar
instrumentos de medida; de tempo, comprimento, massa e capacidade.
Utilizar
tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações;
Reconhecer
a matemática como forma de interpretar e atuar no contexto em que se vive;
Números e
cálculos:
· Números centena podendo chegar
até 1000 (observar o que orienta o livro didático e ampliar conforme o
andamento de cada turma);
· Realização de contagens por
agrupamentos (2 em 2, 3 em 3, 5 em 5, 10 em 10);
· Sistema de numeração decimal
(continuar construindo – U, D, C);
. Noção números romanos até XX
. Noção números romanos até XX
· Adição com unidade,dezena e
centena.
· Subtração simples com U D
C;
· Adição de parcelas iguais
(Multiplicação a partir de materiais iguais);
· Noções de divisão de objetos;
· Números ordinais: noções,
representação e utilização (até 20);
· Números racionais: noções de
inteiro e metade;
· Dobro, triplo,
· Escrita por extenso dos numerais;
· Resolução de situações-problema;
· Dúzia e meia dúzia;
· Par e ímpar;
. Construção do processo da tabuada associada a adição até 5
. Construção do processo da tabuada associada a adição até 5
· Antecessor e sucessor de um
número;
· Ordem crescente e decrescente;
· Cálculos mentais;
.
Noção adição com reserva - Subtração com recurso U
D
Grandezas
e medidas:
· Medidas de tempo: hora, meia
hora, dia, semana, mês, ano;
· Sistema monetário: identificação
de cédulas e moedas e comparação de quantidades;
· Comparação de medidas e grandezas;
· Medidas de massa;
· Medidas de comprimento;
· Medidas de capacidade;
· Registro de informações em
tabelas e gráficos;
Espaço e
Forma Geométrica:
· Formas simples: construção de
conceitos, nomeação, construções planas;
· Lateralidade;
· Propriedade de formas
geométricas;
· Semelhanças entre formas
geométricas e objetos do espaço;
· Fazer uso do material concreto
(dourado);
CIÊNCIAS
Objetivos
Compreender
as características e o funcionamento do ambiente em todas as suas dimensões;
Reconhecer
aspectos positivos e negativos do desenvolvimento tecnológico;
Compreender
a saúde como um bem comum promovido pela ação individual e coletivo;
Compreender
o corpo humano como um todo dinâmico e em interação com o meio nos aspectos
biológicos, de ordem social, cultural e afetiva;
Compreender
o universo, projetando-se para dimensões maiores de espaço e de tempo;
a) O ambiente em que vivo:
Percepção do ambiente, os cinco
sentidos.
b) Os cuidados com meu corpo:
Higiene corporal e saúde, higiene
dos alimentos e do ambiente.
c) O ar que nos envolve:
Sentindo a presença e a pressão
do ar, energia do vento, composição do ar e poluição.
d) Onde estamos?
Sistema Solar, os planetas e seus
satélites.
e) Um planeta de água:
Quantidade de água na Terra, a
importância da água, como economizar água; cuidados com a quantidade da água.
f) A chuva que cai das nuvens:
Ciclo da água; os tipos de nuvens
e seus significados.
g) Os habitantes do planeta Terra:
Diferentes tipos de seres vivos.
h) Os seres vivos e os ambientes:
Adaptações dos seres vivos às
condições do ambiente; camuflagens e mimetismo.
i) Os seres vivos que me rodeiam:
Animais e plantas encontrados nos
jardins
j) Os seres vivos e microscópios:
Vírus, bactérias, algas,
protozoários e fungos; importância dos organismos patogênicos e vacinas.
k) O solo onde vivemos:
Camadas da Terra, formação do
solo; tipos de solo; importância das minhocas na constituição do solo.
l) Os movimentos e a força:
Noções básicas sobre movimentos e
máquinas simples; puxar e empurrar; atrito.
GEOGRAFIA
Objetivos
Ler
representações gráficas e interpretá-las;
Decodificar
símbolos;
Desenvolver
noções espaciais e temporais;
Identificar
referencia de localização espacial: naturais e culturais;
Perceber
semelhanças e diferenças dos grupos sociais;
Reconhecer
que o lugar possui identidade própria;
Diferenciar
elementos naturais e culturais da paisagem;
Perceber
a diferença entre espaço urbano e espaço rural;
Construir
conceito de território como algo guiado pela sociedade;
Identificar
movimentos populacionais;
Compreender
que a intervenção humana na natureza resulta em consequência do ambiente;
Desenvolver
uma consciência critica e participativa em relação a preservação e a
conservação do ambiente;
Elaborar
pesquisa e textos;
Atribuir
Significado aos conhecimentos adquiridos, transpondo-os para situações
concretas do seu dia a dia.
a) Geografia?
Noções de Geografia.
Algumas noções geográficas.
b) Geografia: formas de ver, entender e estudar o que
existe no mundo.
Espaço geográfico.
Paisagem e fotografia.
Mapas e representação
c) Representação do espaço geográfico:
Perspectivas horizontal, oblíquo
e vertical.
Mapa do corpo.
Representação de alguns objetos.
d) A geografia da escola:
Tipos de escola.
Organização do espaço da escola.
Representação do espaço da
escola.
e) A geografia da moradia:
Tipos de moradia.
Organização do espaço da moradia.
Representação do espaço da
moradia.
f) A geografia no trajeto entre a moradia e a escola:
Identificação do que existe no
trajeto do aluno.
Comparação entre os trajetos.
Representação do trajeto entre a
moradia do aluno e a escola.
g) O lugar onde fica a escola:
Tipos de lugares onde existem
escolas.
Elementos naturais e culturais
nos arredores da escola.
Representação do lugar onde fica
a escola.
h) Outros lugares que conheço:
A praça, o parque e sua
geografia.
Outros trajetos do dia a dia do
aluno.
Representação de outros trajetos
e sua geografia.
HISTÓRIA
Objetivo Específico
Comparar
acontecimentos no tempo tendo como referência anterioridade, posterioridade e
simultaneidade;
Reconhecer
algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensão
cotidiana, existente no seu grupo de convívio escolar e na sua localidade;
Reconhecer
algumas permanências e transformações sociais, econômicas e culturais nas
vivencias cotidianas das famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no
mesmo espaço de convivência;
Estabelecer
relações entre o presente e o passado;
a)Conversando sobre história:
Noções de história.
O tempo.
A
realidade.
b)O tempo passa:
O tempo
da criança.
O tempo e
a história.
c)Famílias:
As
famílias do passado.
A família
da atualidade.
Tempo, família
e memória.
d) Organização familiar:
A
organização familiar dos indígenas.
A
organização familiar dos portugueses.
A
organização familiar dos africanos
Formação
da família brasileira.
Modelo
patriarcal de família.
e) A escola:
As crianças
e a escola.
Escola em
outros tempos.
f) As escolas do passado:
Aprendizagem
no passado.
Escolas
indígenas.
Educação
de meninos e meninas.
Uniformes
escolares.
2013
LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivo Geral
Buscar a construção do sentido da formação de uma identidade
pessoal e social do aluno, ou seja, a percepção de si como sujeito social, nas diferentes
linguagens verbais e escrita, linguagem matemática.
Objetivo Específico
Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas;
Ler textos diversificados;
Utilizar a linguagem oral;
Participar de diferentes situações de comunicações orais;
Produzir pequenos textos;
Desenvolver a escrita enfatizando a ortografia;
Identificar características físicas dos personagens;
Leitura e Oralidade:
·
Leitura e compreensão de diferentes gêneros
textuais;
·
Interpretação textual: Identificação das
características físicas e psicológicas das personagens bem como das estruturas
de textos diversificados: rótulos, bilhetes, outdoors, anúncios, músicas,
cartas, agendas, receitas, poemas, notícias, obras de arte, anedotas, histórias
em quadrinhos, tirinhas, trava-línguas, adivinhas, parlendas, quadrinhas,
contos, lendas e fábulas;
·
Participação nas diferentes situações de
comunicação oral (teatros, dramatizações, relatos de história ouvida ou
vivida...),
·
Análise fonética (articulação correta das
palavras, ampliação do repertório oral);
Produção Escrita
. Escrita correta de palavras com (ch-lh-nh-ç.....)
·
Produção e ampliação de frases e pequenos
textos;
·
Escrita legível e uso correto do espaço da
página;
·
Interpretação escrita de textos diversos;
·
Produção de cartas, bilhetes, cartaz, cartões,
anúncios,... (de textos diversos);
·
Reescrita coletiva de textos (receita, cantiga, poema,
brincadeira...);
. Passagem para letra cursiva
Gramática:
·
Ordem alfabética (primeira e segunda letra);
·
Noções preliminares sobre alguns dos elementos
da narrativa (personagem, espaço, partes do enredo);
·
Paragrafação;
·
Separação de sílabas, encontro consonantal;
·
Sinônimos e antônimos;
·
Sinais de pontuação: idem 1º ano mais travessão,
dois pontos, (... ,)
·
Frases interrogativas, afirmativas e negativas e
exclamativas;
·
Gênero, número e grau do substantivo; (singular
e plural - aumentativo e diminutivo - feminino e masculino próprio e comum);
·
Uso do dicionário;
·
Acentuação;
·
Verbos (na linguagem oral e emprego correto nas
frases)
·
Dígrafos;
·
Adjetivos;
·
Onomatopéias, sons das histórias;
MATEMÁTICA
Objetivo Específico
Criar o significado do número natural através de situações
problemas;
Interpretar e produzir escritas numéricas;
Resolver e construir situações problema e a partir delas
construir significados das operações
fundamentais;
Desenvolver procedimentos de calculo: mental, escrito, exato
e aproximado;
Refletir sobre a grandeza numérica, utilizando a calculadora
como instrumento para produzir e
analisar escritas numérica;
Estabelecer pontos de referencia para situar-se,
posicionar-se e deslocar-se no espaço;
Reconhecer grandeza mensuráveis, como comprimento, massa e
capacidade;
Utilizar instrumentos de medida;
Utilizar tabelas e gráficos para facilitar a leitura e
interpretação de informações;
Reconhecer a matemática como forma de interpretar e atuar no
contexto em que se vive;
Números e cálculos:
·
Números e quantidades até 99; e noções de
centena podendo chegar até 1000 (observar o que orienta o livro didático e ampliar conforme o andamento de cada turma);
·
Realização de contagens por agrupamentos (2 em
2, 3 em 3, 5 em 5, 10 em 10);
·
Sistema de numeração decimal (continuar
construindo – U, D, C);
. Noção números romanos até XX
. Noção números romanos até XX
·
Adição com unidade,dezena;
·
Subtração
simples com U D C;
·
Adição de parcelas iguais (Multiplicação a
partir de materiais iguais);
·
Noções de divisão de objetos;
·
Números ordinais: noções, representação e
utilização (até 20);
·
Números racionais: noções de inteiro e metade;
·
Dobro, triplo,
·
Sequência numérica até 100, podendo chegar até 1000 (observar o que orienta o livro didático e ampliar conforme o andamento de cada turma);
·
Escrita por extenso dos numerais;
·
Resolução de situações-problema;
·
Dúzia e meia dúzia;
·
Par e ímpar;
. Construção do processo da tabuada associada a adição até 5
. Construção do processo da tabuada associada a adição até 5
·
Antecessor e sucessor de um número;
·
Ordem crescente e decrescente;
·
Cálculos mentais;
. Noção adição com reserva - Subtração com recurso U D
Grandezas e medidas:
·
Medidas de tempo: hora, meia hora, dia, semana,
mês, ano;
·
Sistema monetário: identificação de cédulas e
moedas e comparação de quantidades;
·
Comparação de medidas e grandezas;
·
Medidas de massa;
·
Medidas de comprimento;
·
Medidas de capacidade;
·
Registro de informações em tabelas e gráficos;
Espaço e Forma
Geométrica:
·
Formas simples: construção de conceitos,
nomeação, construções planas;
·
Lateralidade;
·
Propriedade de formas geométricas;
·
Semelhanças entre formas geométricas e objetos
do espaço;
·
Fazer uso do material concreto (dourado);
CIÊNCIAS
Objetivo Específico
Compreender as características e o funcionamento do ambiente
em todas as suas dimensões;
Reconhecer aspectos positivos e negativos do desenvolvimento
tecnológico;
Compreender a saúde como um bem comum promovido pela ação
individual e coletivo;
Compreender o corpo humano como um todo dinâmico e em
interação com o meio nos aspectos biológicos, de ordem social, cultural e
afetiva;
Desvincular a sexualidade humana dos tabus e preconceitos,
respeitando a diversidade de valores, crenças e comportamentos;
Compreender o universo, projetando-se para dimensões maiores
de espaço e de tempo;
A vida na terra:
- Terra e sol, noite e dia;
- O planeta terra e seus ambientes;
Plantas:
·
Partes, funções e tipos;
·
Necessidades e utilidades;
·
Noção de fotossíntese;
·
Plantas na alimentação, ornamentação,
medicamento, tempero e saúde;
·
Plantas tóxicas;
·
Plantas ameaçadas de extinção;
Seres Vivos:
·
a) Homem
·
Corpo: partes, funções e higiene;
·
Sentidos e funções e suas relações;
·
Valorizar e respeitar as diferenças individuais
dos seres humanos;
·
Noção entre corpo dos seres humanos e de outros
animais;
GEOGRAFIA
Objetivo Específico
Ler representações gráficas e
interpretá-las;
Decodificar símbolos;
Desenvolver noções espaciais e
temporais;
Identificar referencia de localização
espacial: naturais e culturais;
Perceber semelhanças e diferenças
dos grupos sociais;
Reconhecer que o lugar possui
identidade própria;
Diferenciar elementos naturais e
culturais da paisagem;
Perceber a diferença entre espaço
urbano e espaço rural;
Construir conceito de território como
algo guiado pela sociedade;
Identificar movimentos
populacionais;
Compreender que a intervenção
humana na natureza resulta em conseqüência do ambiente;
Desenvolver uma consciência
critica e participativa em relação a preservação e a conservação do ambiente;
Elaborar pesquisa e textos;
Atribuir Significado aos
conhecimentos adquiridos, transpondo-os para situações concretas do seu dia a
dia.
Espaços e
Representações:
·
Casa/escola;
·
Representação e organização do espaço da sala de
aula;
·
Representação da rua, da escola ou de sua
localização na comunidade;
·
Elementos naturais e culturais das paisagens;
·
Percepção de trajetos na escola;
Tempo:
·
Transformações do ambiente com o passar do
tempo;
·
Manhã, tarde, noite;
·
Estações do ano; duração do dia/noite;
Produções de
Necessidades:
·
Espaço de referência: a comunidade;
·
Zona Rural e Urbana: função e organização;
·
Espaços de referência: a cidade e o campo e sua
inserção no município;
·
Grupos sociais;
·
Regras da escola/sala de aula
·
O trabalho na escola;
Transformações:
·
Transformações no espaço urbano e rural;
·
Meios de comunicação e transporte;
HISTÓRIA
Objetivo Específico
Comparar acontecimentos no tempo
tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
Reconhecer algumas semelhanças e
diferenças sociais, econômicas e culturais, de dimensão cotidiana, existente no
seu grupo de convívio escolar e na sua localidade;
Reconhecer algumas permanências e
transformações sociais, econômicas e culturais nas vivencias cotidianas das
famílias, da escola e da coletividade, no tempo, no mesmo espaço de
convivência;
Estabelecer relações entre o
presente e o passado;
Tempo e Espaço:
·
Histórico: Eu, Família, Escola, Histórico da
Comunidade (ano de criação, imigrantes, primeiros moradores, evolução até hoje,
localização, mapas);
·
Diferentes organizações familiares;
·
Diferenças e semelhanças entre brinquedos atuais
e do passado e aspectos da vida das crianças;
Cultura, memória e
identidade:
·
Retomar e preservar a memória cultural;
·
Cidadania e Ética: direitos e deveres como filho
e como aluno;
·
Noções de Patriotismo (símbolos);
·
Diferentes tipos de moradia;
·
Diferentes formas de se vestir;
·
Diferentes manifestações festivas no Brasil
atual e sua historicidade;
ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES
Cadernos:
- Caderno de Atividades
- Caderno de Tema
- Caderno ou Portfólio para Avaliações
Quantidade de Tema:
- Três vezes por semana no mínimo
Correção do Livro:
- Correção coletiva no quadro do tema e atividades, apontando individualmente possíveis erros de ortografia para que o aluno observe e arrumem as palavras.
Aula de Leitura:
- A aula de leitura será de uma vez por semana em horários alternados onde a professora proporcionará momentos diferenciados como: leitura silenciosa, leitura coletiva, da professora, de colegas, na lousa, em locais alternativos.
Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:
Joice Guarnieri Fontanella
Zuleide Ramos Ferreira da Rosa
Ana Paula Dutra
Rosangela Muller
Janete A. P. de Mello