2014
Diretrizes do 1º ano/Março/2014
Eixo: Cultura oral e escrita
LÍNGUA
PORTUGUESA
Objetivo
Geral
Desenvolver
habilidades que capacitem os alunos a interagir com práticas sociais de leitura
e de escrita e delas se apropriarem.
Ampliar a
capacidade de autoconhecimento e comunicação, estabelecendo vínculos afetivos
com outras pessoas.
Apropriar-se
de conhecimentos e bens culturais constituídos historicamente usando diferentes
linguagens (corporal, oral, escrita, plástica, musical, matemática) construindo
significados e aprendizagens.
Objetivos
Específicos
Prática
de Leitura e Escrita:
Interpretar com auxílio de
imagens, desenhos, figuras e símbolos, de diferentes formas de comunicação –
verbal e não verbal.
Ouvir e interpretar textos lidos pelo professor;
Ouvir e interpretar textos lidos pelo professor;
Reconhecer
e registrar o traçado do alfabeto (script minúsculo associado à caixa alta);
Identificar
e escrita do próprio nome, dos colegas, e palavras de uso frequente através da
relação letra/som/sílaba.
Relacionar
som/letra/sílaba/palavra.
Escrever
de forma direcionada palavras, frases e pequenos textos,
Registrar
a escrita espontânea de palavras e pequenas frases;
Oportunizar
a leitura e interpretação oral de diversos gêneros textuais como biografia,
poema, histórias em quadrinhos, cantos, trava-línguas, canções folclóricas,
tirinhas, roteiros de viagem, regras de jogos, receitas, textos de almanaque,
reportagens e notícias, fichas técnicas, adivinhas...
Produção
de autobiografia com auxílio professor;
Produção
de textos orais de diversos gêneros;
Valorização
da linguagem oral em situações de entrevistas;
Capacidade
de autocorreção
Leitura:
Letras.
Sílabas.
Palavras.
Frases.
Pequenos
textos
Compreensão
e interpretação oral dos conteúdos.
Identificação
das características físicas das personagens e dos personagens e do ambiente.
Identificação
de textos diversificados: leitura incidental rótulo, bilhete, outdoor, anúncio,
canções...
Análise
fonética.
Escrita:
Letras;
sílabas; palavras; frases e pequenos textos, coletivamente e dirigidos pela
professora.
Orientar
a escrita legivelmente dentro de um espaço delimitado pela professora,
Participação
em produção de textos coletivos;
Prática
de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe sobre o
sistema de escrita;
Escrita
de legendas;
Confecção
escrita de jornal mural.
A
passagem para a letra script minúscula será no início do 2º semestre.
Análise
fonética (relação letra e som).
Gramática:
Alfabeto;
Vogais e
consoantes;
Emprego
das letras maiúsculas e minúsculas;
Ordem
alfabética crescente/decrescente/aleatoriamente;
Sílabas
simples e complexas;
Noções de
acentuação;
Noções de
sinais de pontuação: ponto final, vírgula, interrogação, exclamação;
Nomes
comuns e próprios;
Noção de
Gênero masculino e feminino;
Noção de
Número do substantivo singular e plural;
Noção
Adjetivos;
Noção
Sinônimo e antônimos;
Noções de
emprego dos verbos (ações) na linguagem oral e emprego correto nas frases
Obs.- Sem fazer uso de nomenclatura, somente emprego correto.
Obs.- Sem fazer uso de nomenclatura, somente emprego correto.
Eixo:
Relações Matemáticas
MATEMÁTICA
Objeto Geral
Prever
resultados, elaborar hipóteses, simular situações, refletir sobre situações,
refletir sobre situações do cotidiano, posicionando-se como parte da natureza e
membro de uma espécie.
Valorizar
o uso de estratégias próprias na resolução de situações-problemas dos mais
diferentes tipos para o desenvolvimento do pensamento.
Objetivos
Específicos
Construir
o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto
social investigando e explorando situações problemas que envolvam contagens,
medidas e códigos;
Interpretar
e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas com base na
observação.
Utilizar
procedimentos de cálculo mental, escrito, exato e aproximado,
Reconhecer
e utilizar grandezas mensuráveis, como comprimento, capacidade, massa, tempo e
temperatura;
Representar
resultados por meio de tabelas e gráficos;
Identificar
as propriedades das formas geométricas dimensionais;
Números e
Operações
·
Reconhecer e contar os números até 100;
·
Relacionar símbolo/quantidade;
·
Par, ímpar, dúzia, unidade e dezena;
·
Escrita numérica com o símbolo numérico;
·
Reconhecer números como medida;
·
Ordem crescente e decrescente;
·
Antecessor e sucessor;
·
Ideias de multiplicação (raciocínio combinatório);
·
Adição (acrescentar e juntar) e subtração (retirar);
·
Noções e formação de Agrupamentos;
·
Noção de metade;
·
Noção de números ordinais até 10;
·
Noção de ideias de divisão (distribuição);
·
Números naturais (composição e comparação);
·
Sequência numérica;
·
Nomenclatura de quantidades (grupos de 10 em dez);
·
Resolução de problemas.
Grandezas
e Medidas
- Instrumentos de medidas
(régua, comprimento);
- Instrumento de Medida Calendário:
dias da semana, dia, meses, horas;
- Noção da divisão do ano em
meses;
- Noções de Medida de
capacidade (litro, mililitro) e unidade de medidas não padronizadas;
- Situações-problemas com
medidas;
- Conceito de antes de depois;
- Sistema monetário brasileiro
(cédulas e moedas);
- Noção de massa;
- Comparação de grandezas e
medidas: maior, menor, mais alto, mais baixo...
Espaço e
Formas
- Direita e esquerda;
- Noção de simetria e imagem
refletida;
- Figuras geométricas planas e
nomeação: quadrado, retângulo, losango, triangulo e círculo;
- Quadriculado (localizar objetos,
diferentes pontos de visitas de um objeto);
- Trajetos curtos, longe,
aqui, ali, lá, cá;
- Noções de formas
tridimensionais: paralelepípedo, cilindro e cubo;
- Noção de área;
- Mosaicos.
Tratamento de informação
- Gráficos de barras;
- Construção, leitura e
interpretação de gráfico;
- Registro de dados em quadro
e/ou tabela;
- Analise de quadro de
informações.
Eixo:
Natureza e Cultura: Diversidade (Geografia, História e Ciências)
Objetivos
Gerais
Observar e explorar o
ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como
integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, e valorizando
atitudes que contribuam para sua conservação.
Conhecer algumas
manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e
participação frente a elas e valorizando a diversidade.
Ampliar a
compreensão da sua própria história, da sua forma de viver e de se relacionar.
Intervir
sobre a realidade, reconhecendo-se como parte integrante da natureza e da
cultura.
Promover
o diálogo como fonte de comunicação com o mundo, estabelecendo uma conexão com
a vida cotidiana.
Descobrir
e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus
limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e
bem-estar.
Objetivos
específicos
Conhecer o modo de ser, viver e trabalhar de outras
pessoas;
Utilizar de fotos, relatos ou registros, para
obtenção de informações;
Identificar alguns papéis sociais existentes nos
grupos de convívio;
Participar em atividade que envolvem processos de
confecção de objetos: maquetes, plantas, etc.
Participar em atividades que envolvam observação e
pesquisa;
Reconhecer do nome do município onde moram;
Observar a paisagem local;
Valorizar das atitudes de manutenção do ambiente em
que vive e o de sua escola;
Conhecer as características do seu município;
Conhecer as espécies da fauna e flora de seu
município;
Identificar as causas e consequências do desperdício
da água;
Compreender a importância e atitudes que devemos ter
para consumir a água;
Reconhecer e localizar as diferentes fontes de água
existentes em nossa localidades;
Reconhecer o corpo, desenvolvendo noções de individualidade e ao mesmo
tempo se reconhece como parte integrante do grupo ao qual pertence;
Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas
potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados
com a própria saúde e bem-estar;
Reconhecer que a água é um elemento indispensável para a manutenção da
vida.
Valorizar o ambiente desenvolvendo noções de
preservação do bem estar;
Reconhecer
algumas transformações vivenciadas nas famílias, na escola e coletividade;
Observar
e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais
como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e
valorizando atitudes que contribuam pra a conservação;
Valorizar as atitudes em relação à saúde e ao bem-estar individual e
coletivo;
Valorizar a cultura regional e nacional;
Participar em atividades que envolvam a localização
dos estados no mapa do Brasil;
Reconhecer as festas típicas da sua região;
Percepção da dança bumba meu boi, boi d mamão e boi
bumbá como uma das manifestações culturais de festas típicas;
Conhecer os personagens lendários do folclore
brasileiro;
Estabelecer relações entre a ação humana e o
desequilíbrio ecológico;
Interpretar e compreender as atitudes humanas
favoráveis a manutenção de diferentes espécies da fauna e flora, como forma de
preservação e equilíbrio da natureza;
Conhecer e identificar algumas características dos
animais estudados;
Realizar
pesquisas para conhecer a flora da região Amazônica;
Conhecer algumas propriedades de alimentos e
plantas;
Valorizar a vida em situações em que impliquem
cuidados prestados a animais e plantas;
Participar de atividades de tradições culturais de
sua comunidade e de outras;
Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade,
posterioridade, e simultaneidade;
Identificar e caracterizar modo de vida de indivíduos integrantes de um
mesmo grupo social, estabelecendo relação entre passado e presente.
Conhecer alguns documentos históricos e fontes de informações.
Conteúdos:
- Casa,
escola (espaços, organização, transformações, relatos históricos);
- Município
(nome, características...);
- Noção
de ruas, bairros, comunidades;
- Mapas
(localização de espaços estudados): noção de direita, esquerda, perto,
longe, em cima, embaixo, ao lado, entre, ao redor;
- Noções
de limites (direita, esquerda, norte, sul, leste oeste...);
·
Espaços naturais e culturais (praças,
cidades, campos, trabalho e lazer, culturas regionais e nacional);
·
Festas típicas de nosso município;
·
Trabalho.
·
Fauna e flora (município, e região da
Amazônia);
·
Paisagem (natural e modificada);
- Tempo cronológico imediato:
mês, dia (manhã e tarde), ano, noite, semana (ontem, hoje, amanhã), e
estações do ano;
- Histórico – Eu (conhecimento
de si próprio);
- Identificação –
naturalidade, nome, idade, sexo e família – relação de parentesco, noções
de passado e futuro (antes e depois).
- Cultura da família: árvore
genealógica (pressão cultural da família – linguagem, culinária, moradia,
origem, vestimentas, festas tradicionais, tradições e construção de
identidade familiar, sentimento de pertinência a família e ao grupo de
convívio escolar);
- Pluralidade cultural;
- Noção de patriotismo;
- Convivência em grupo:
família e escola;
- Direitos e deveres do aluno,
criança, filho, cidadão;
- Valorização da cultura
local/regional/nacional;
- Conhecimento dos personagens
folclórico brasileiro.
- Corpo humano (hábitos e
atitudes, partes do corpo, saúde e bem-estar);
- Órgãos dos sentidos;
- Alimentos (hábitos
alimentares, propriedades dos alimentos, alimentação saudável);
- Plantas (propriedades);
- Animais (características,
grupo, alimentação);
- Água (fontes, consumo, para
que serve, manutenção, causas e consequências);
- Ar (importância, causas e
consequências da poluição);
- Meio ambiente e preservação
(fauna, flora, preservação, equilíbrio da natureza);
- Lixo (lixo orgânico e
reciclável, orientação, separação, identificação das cores das lixeiras,
organização do recolhimento do lixo no município, sugestões para
melhoramento).
Eixo: Corpo e Movimento
Objetivo Geral
Brincar,
expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
Desenvolver
o interesse, a curiosidade, o prazer como atitudes favoráveis à aprendizagem.
Objetivos Específicos
Familiarizar
com a imagem do corpo;
Participar
de atividades que envolvem imitações, gestos, expressões e movimento;
Identificar
as atitudes próprias de si mesmo e de outras pessoas do convívio;
Participar
da construção da identidade;
Manifestar
intencional por meio de movimentos corporais, valorizando suas próprias
conquistas corporais;
Manipular
objetos e brinquedos diversos aperfeiçoando suas habilidades manuais;
Perceber
e identificar e expressar sensações, limites e potencialidade;
Participar
de atividades que envolvem equilíbrio;
Reconhecer
e valorizar diferentes modalidades esportivas;
Desenvolver
as habilidades motoras e capacidades físicas;
Realizar
movimentos de coreografia, seguindo orientações e passos;
Participar
de brincadeiras cantadas;
Utilizar
recursos de deslocamento e das habilidades de equilíbrio, força, velocidade,
resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa;
Perceber
e expressar com estruturas rítmicas;
Explorar
os termos direita, esquerda e entre;
Perceber
as sensações de limites, potencialidades, sinais vitais e integridade de
próprio corpo;
Conteúdos
- Imagem do corpo (movimentos,
conhecimento do seu próprio corpo, conquistas...);
- Expressão (facial, dialogo,
corpo);
- Corpo e Movimento (brincadeiras, gestos,
imitações, correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se,
dançar...);
- Identidade (construção);
- Percepção visual;
- Habilidades manuais;
- Equilíbrio;
- Modalidades esportivas
(prática);
- Habilidades motoras (correr,
desviar, frear, equilibrar-se);
- Capacidades físicas
(velocidade, flexibilidade e resistência);
- Coreografia (movimentos,
passos trabalhados);
- Brincadeiras cantadas;
- Estruturas rítmicas
(expressar corporalmente, brincadeiras, movimentos, dança);
- A direita, a esquerda e
entre.
ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES
Cadernos:
- Caderno
de Atividades
- Caderno
de Tema
- Caderno
ou Portfólio para Avaliações
Quantidade
de Tema:
- Três vezes por semana
Correção
do Livro:
- Correção coletiva no quadro do tema e
atividades, apontando individualmente possíveis erros de ortografia para
que o aluno observe e arrumem as palavras.
Aula de
Leitura:
- A aula de leitura será de uma vez por semana
em horários alternados onde a professora proporcionará momentos
diferenciados como: leitura silenciosa, leitura coletiva, da professora,
de colegas, na lousa, em locais alternativos. Procurar meios para tornar
as aulas mais atrativas em função destes alunos ainda não estarem
alfabetizados.
Professores
que participaram da elaboração das diretrizes em março de 2014:
Daniela
Cerutti
Luciana
Elisa Port
Madeleine
Stefânia Fries
Maria de
Fátima Diogo da Silva
Sirlene
Hachmann
2013
LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA
Objetivo Geral
Desenvolver habilidades que capacitem os alunos a interagir
com práticas sociais de leitura e de escrita e delas se apropriarem.
Ampliar a capacidade de autoconhecimento e comunicação,
estabelecendo vínculos afetivos com outras pessoas.
Apropriar-se de conhecimentos e bens culturais constituídos
historicamente usando diferentes linguagens (corporal, oral, escrita, plástica,
musical, matemática) construindo significados e aprendizagens.
Objetivos Específicos
Prática de Leitura e Escrita:
Interpretar com auxílio de imagens, desenhos, figuras e
símbolos, de diferentes formas de comunicação – verbal e não verbal.
Ouvir e interpretar textos lidos pelo professor;
Ouvir e interpretar textos lidos pelo professor;
Reconhecer e registrar o traçado do alfabeto (script minúsculo associado à caixa
alta);
Identificar e escrita do próprio nome, dos colegas, e
palavras de uso frequente através da relação letra/som/sílaba.
Relacionar som/letra/sílaba/palavra.
Escrever de forma direcionada palavras, frases e pequenos textos,
Registrar a escrita espontânea de palavras e pequenas
frases;
Oportunizar a leitura e interpretação oral de diversos gêneros textuais como parlenda, poema, histórias em
quadrinhos, cantos, trava-línguas, adivinhas...
Leitura:
·
Letras.
·
Sílabas.
·
Palavras.
·
Frases.
·
Pequenos textos
·
Compreensão e interpretação oral dos conteúdos.
·
Identificação das características físicas das
personagens e dos personagens e do ambiente.
·
Identificação de textos diversificados: leitura
incidental rótulo, bilhete, outdoor, anúncio, canções.
·
Análise fonética.
Escrita:
·
Letras; sílabas; palavras; frases e pequenos
textos, coletivamente e dirigidos pela professora.
·
Orientar a escrita legivelmente dentro de um
espaço delimitado pela professora,
·
O limite máximo da passagem para a letra script
minúscula seria o final do primeiro bimestre.
·
Análise fonética (relação letra e som).
Gramática:
·
Alfabeto.
·
Vogais e consoantes
·
Emprego das letras maiúsculas e minúsculas.
·
Ordem alfabética.
·
Sílabas simples e complexas;
·
Noções de acentuação.
·
Noções de sinais de pontuação: ponto final,
vírgula, interrogação, exclamação.
·
Nomes comuns e próprios.
·
Gênero masculino e feminino;
·
Número do substantivo singular e plural.
·
Adjetivos.
·
Sinônimo e antônimos.
·
Noções de emprego dos verbos (ações) na
linguagem oral e emprego correto nas frases.
Obs- Sem fazer uso de nomenclatura, somente emprego correto.
Obs- Sem fazer uso de nomenclatura, somente emprego correto.
MATEMÁTICA
Objetivos Específicos
Construir o significado do número
natural a partir de seus diferentes usos no contexto social investigando e
explorando situações problemas que envolvam contagens, medidas e códigos;
Interpretar e produzir escritas
numéricas, levantando hipóteses sobre elas com base na observação.
Utilizar procedimentos de cálculo
mental, escrito, exato e aproximado,
Reconhecer e utilizar grandezas
mensuráveis, como comprimento, capacidade, massa, tempo e temperatura;
Representar resultados por meio
de tabelas e gráficos;
Identificar as propriedades das
formas geométricas dimensionais;
Números e Cálculos
- Numerais até 99 (Destacando que o livro didático apresenta até o número 20, ampliar conforme o andamento de cada turma)
- Numerais até 99 (Destacando que o livro didático apresenta até o número 20, ampliar conforme o andamento de cada turma)
·
Relação de símbolo/quantidade.
·
Par, ímpar, dúzia, unidade e dezena.
·
Representação gráfica (construção sistema de
numeração decimal)
·
Noções de números ordinais até 10.
·
Utilização
de materiais concretos
·
Operações
simples de adição e subtração com unidade e dezena.
·
Sistema
monetário reconhecimento de cédulas/moedas.
Noção de multiplicação e divisão associadas a adição e representação com desenho após uso de material.
Noção de multiplicação e divisão associadas a adição e representação com desenho após uso de material.
Grandezas e Medidas: Noções
·
Comprimento;
·
Medidas de tempo;
·
Dia, mês, ano, semana, horas exatas e
calendário;
·
Comparação de grandezas e medidas: maior, menor,
mais alto, mais baixo...
Espaço e Formas Geométricas
·
Espaço: longe, perto, aqui, ali, lá.
·
Formas simples: Reconhecimento e nomeação:
quadrado, triângulo, círculo e retângulo.
·
Construção plana com formas e percepção delas ao
seu redor.
GEOGRAFIA
Objetivos Específicos
Desenvolver noções espaciais: lateralidade,
distância e perspectiva.
Identificar/construir representações simples tais como:
maquetes, plantas, etc.
Desenvolver noções temporais (ontem, hoje, passado,
presente, futuro e simultaneidade);
Identificar espaços naturais e culturais;
Perceber transformações que ocorrem ao longo do tempo;
Desenvolver consciência crítica e participativa em relação a
preservação e a conservação do ambiente;
Espaço
·
Casa, escola;
·
Noção de direita, esquerda, perto, longe, em cima, embaixo, ao lado, entre, ao
redor;
·
Noções de canto superior direito, esquerdo,
centro, extremidade, limite, dentro, fora;
·
Representação da sala de aula;
Tempo (Noções)
·
Linha do tempo do aluno;
·
Antes, durante, depois;
·
Ontem, hoje, amanhã;
·
Manhã, tarde, noite;
·
Passado, presente, futuro;
·
Antigo, novo (moderno);
·
Semana, mês, ano;
·
Estações do ano;
·
Duração do dia e noite.
Produção de necessidades:
·
Espaço de Referência: escola e suas
proximidades; a casa dos alunos;
·
Funções dos espaços: lazer/trabalho;
·
Formas de espaço: praças, cidades, campos de
cultivo;
·
Organização dos espaços: por que, como, por quem
e para quem são organizados;
·
O trabalho na escola: divisão do trabalho;
·
O trabalho em outros lugares.
Transformações
·
Elementos culturais e naturais do espaço terrestre;
·
As transformações ocorridas ao longo do tempo no
espaço ocupado pela escola e seus arredores;
HISTÓRIA
Objetivos Específicos
Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referencia
anterioridade, posterioridade, e simultaneidade;
Reconhecer algumas transformações vivenciadas nas famílias,
na escola e coletividade;
Identificar e caracterizar modo de vida de indivíduos
integrantes de um mesmo grupo social, estabelecendo relação entre passado e
presente.
Conhecer alguns documentos históricos e fontes de
informações;
Tempo e
Espaço
·
Tempo cronológico imediato (mês, dia, ano,
noite, semana e estações do ano).
·
Histórico – Eu (conhecimento de si
próprio).
·
Identificação – naturalidade, nome, idade, sexo
e família – relação de parentesco, noções de passado e futuro (antes e depois).
Cultura Memória e Identidade
·
Cultura da família: árvore genealógica (pressão
cultural da família – linguagem, culinária, moradia, origem, vestimentas,
festas tradicionais, tradições e construção de identidade familiar, sentimento
de pertinência a família e ao grupo de convívio escolar).
·
Pluralidade cultural.
·
Noção de patriotismo.
·
Convivência em grupo: família e escola.
·
Direitos e deveres do aluno, criança, filho,
cidadão.
CIÊNCIAS
Objetivos Específicos
Reconhecer o corpo, desenvolvendo noções de individualidade
e ao mesmo tempo se reconhece como parte integrante do grupo ao qual pertence;
Desenvolver e reconhecer aspectos ligados as funções
sensoriais, como forma de interagir com o ambiente;
Valorizar os cuidados com o corpo e o ambiente desenvolvendo
noções de preservação do bem estar;
Conhecer algumas espécies da fauna brasileira (características,
necessidades vitais e habitat)
Identificar e diferenciar animais de estimação e de
cativeiro.
Pensar de forma crítica questionando ações e atitudes com as
quais se procura a construção da cidadania;
Reconhecer condições/cuidados necessárias ao desenvolvimento
de uma planta.
Conteúdo:
·
Corpo humano;
·
Órgãos dos sentidos;
·
Plantas;
·
Animais;
·
Água;
·
Ar.
·
Meio ambiente e preservação;
·
Lixo;
ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES
Cadernos:
- Caderno de Atividades
- Caderno de Tema
- Caderno ou Portfólio para Avaliações
Quantidade de Tema:
- Três vezes por semana
Correção do Livro:
- Correção coletiva no quadro do tema e atividades, apontando individualmente possíveis erros de ortografia para que o aluno observe e arrumem as palavras.
Aula de Leitura:
- A aula de leitura será de uma vez por semana em horários alternados onde a professora proporcionará momentos diferenciados como: leitura silenciosa, leitura coletiva, da professora, de colegas, na lousa, em locais alternativos. Procurar meios para tornar as aulas mais atrativas em função destes alunos ainda não estarem alfabetizados.
Professores que participaram da reelaboração em fevereiro de 2013:
Madeleine Stefânia Fries
Maria de Fátima D. da Silva
Sirlene Hachmann
Luciana Elisa Port
Rosineide Salete Fritsch